Posts

A importância da consultoria para os negócios

Seja para abrir ou ampliar um negócio é sempre bom contar com a expertise de profissionais. Confira dicas do que um plano de negócios e uma boa mentoria pode fazer por sua empresa

24.08.22 - 10H00 Por camillalima
A mentoria ajuda o empreendedor a ter confiança para tocar o negócio no dia a dia/ Foto: RODNAE Productions

Amanda Cavalcante do Nascimento Bezerra, 38, tem um correspondente bancário, uma empresa que facilita o financiamento de imóveis junto a Caixa Econômica para clientes individuais e construtoras. No ramo há 12 anos, foi em 2014 que ela decidiu investir no próprio negócio, formalizando a Financiar.

Cinco anos depois, a cartela de clientes cresceu consideravelmente, assim como também o número de funcionários. Mais clientes, mais funcionários, mais demandas para serem organizadas. Foi aí que ela viu a necessidade de pedir ajuda para estruturar o negócio em expansão, e deu início a jornada de criação de um plano de negócio, ferramenta imprescindível não só na hora de abrir um negócio, mas também na hora de expandi-lo. Para isso, buscou uma consultoria especializada que pudesse a ajudar nesta tarefa: “Decidi fazer o plano para que pudesse ter uma equipe que atendesse com excelência e estivesse focada em resultados – e desde então venho crescendo pessoal e profissionalmente”, pontua.

{'nm_midia_inter_thumb1':'https://www.opovo.com.br/_midias/jpg/2022/08/22/263x156/1_whatsapp_image_2022_08_18_at_10_54_29-19506245.jpeg', 'id_midia_tipo':'2', 'id_tetag_galer':'', 'id_midia':'63042fa90cf7c', 'cd_midia':19506245, 'ds_midia_link': 'https://www.opovo.com.br/_midias/jpg/2022/08/22/300x450/1_whatsapp_image_2022_08_18_at_10_54_29-19506245.jpeg', 'ds_midia': 'Gabriela realiza consultorias e mentorias', 'ds_midia_credi': 'Acervo pessoal', 'ds_midia_titlo': 'Gabriela realiza consultorias e mentorias', 'cd_tetag': '1', 'cd_midia_w': '300', 'cd_midia_h': '450', 'align': 'Center'}

Gabriela Bastos é empresária e mentora de empreendedores e executivos, ela explica a importância de desenvolver um bom plano de negócio: “é muito importante para o fortalecimento e crescimento das empresas, principalmente da micro e pequena porque essa ferramenta vai poder contribuir com uma tomada de decisão mais assertiva, em relação ao caminho, e estratégias que a empresa deve adotar”.

Ela pontua ainda que o desenvolvimento do plano de negócio trará uma séria de ações que ajudará os micro e pequenos a melhorar os resultados da empresa, e não dispersar com ações que tirarão o empreendedor do alvo estratégico: “investir tempo em desenvolver um plano de negócio eficaz, te trará uma visão real do seu negócio. Eu adoro trabalhar com empresários de micro e pequenas empresas, pois quando realmente decidem realizar o planejado, vemos uma grande evolução, não só nos resultados, mas na geração de valor dentro e fora da empresa”, revela. Aqui falamos mais sobre esse tema.

Com o plano em mãos, Amanda descobriu muita coisa que a ferramenta pode fazer por seu pequeno negócio: “ o plano ajuda a entender que o investimento em seus colaboradores e em si mesmo, como empresario e gestor, é necessário, seja numa empresa de pequeno porte, como a minha, assim como também se faz necessária em uma empresa de grande porte. Pois somente com um plano e um objetivo conseguimos crescer e prosperar”, enfatiza Amanda.

E fez muita diferença: “antes da consultoria não tínhamos cargos e salários diferentes, era todo mundo ganhando igual e trabalhando diferente – isso gerava insatisfação – , e não tínhamos um propósito dentro da empresa”. Com o plano, muita coisa mudou: “após a consultoria, fizemos um plano de cargo e carreira onde conseguimos com que o nosso colaborador tenha a chance de crescer, sabendo exatamente o propósito e a importância da sua colaboração”.

Gabriela é especialista nessa área, e explica como funciona esse importante passo na sua consultoria: “quando elaboramos um plano de negócio, eu e o empresário, definimos objetivos que devem ser alcançados em curto, médio e longo prazo. Esses objetivos e ações traçadas requer uma grande mudança na cultura organizacional, pois requer muita disciplina para planejar e executar o que foi planejado, verificar e controlar se os resultados esperados foram atingidos, e corrigir as falhas caso tenha acontecido algo diferente do planejado”, explica.

Mas o trabalho de Gabriela vai além, a empresária desenvolve ainda um trabalho de mentoria completa, através do qual ajuda empresários, de qualquer segmento, a ter mais segurança para gerir seu negócio no dia a dia. Através de um método próprio, a ideia é construir e potencializar os objetivos empresariais, planejar e formular estratégias de negócios e desenvolver uma estrutura de gestão personalizada para melhorar as tomadas de decisões: “a metodologia exclusiva é capaz de de transformar e desenvolver todo o potencial de líderes e profissionais, independente de sua área de atuação, com objetivo de gerar resultados acima do esperado e, principalmente, trazer um melhor nível de profissionalização em sua gestão e liderança”, finaliza.


Movimento Empreender – A hora é agora!
Aqui no nosso site, você acompanha conteúdos incríveis adaptados à realidade dos micro e pequenos negócios. 

Ebook gratuito

Já pensou um ebook completinho feito por especialistas pra te ajudar na organização financeira do seu negócio? Se não viu essa oportunidade, volta lá no início do site e baixe AGORA nosso ebook completo sobre Gestão Financeira, feito com a expertise de profissionais. Acessa lá, clica no botãozinho e garanta o seu!

Notícias Relacionadas