Posts

Caipiras Fashion: um salão do sertão

Da brincadeira de criança ao sonho de ter seu próprio negócio, a história da empreendedora que apostou num salão moderno e antenado na zona rural

22.08.22 - 03H37 Por camillalima
Caipiras Fashion um salão do sertão
Foi num momento de crise nos negócios, que o salão de Nice ganhou o nome de Caipiras Fashion, trazendo toda sua história sertaneja para a marca/ Foto: Acervo pessoal

Nascida e criada na zona rural de Croatá, desde muito cedo Claudenice Elias Ferreira Silva de Carvalho, 34, sonhava com o mundo da beleza. “Quando eu tinha de 9 pra 10 anos, juntava vidros secos de shampoo no lixo do fazendeiro que tinha do lado da minha casa, montava uma bancada em cima dos tijolos e me sentia a cabeleireira mais top do universo”. Era como se Nice já previsse seu futuro empreendendo no segmento que seria sua fonte de renda muitos anos depois. E sem nem mesmo saber, já gestava dentro de si o Caipiras Fashion: um salão de beleza do sertão.

Para ajudar na renda de casa, Nice catou castanha com o pai, trabalhou como babá, doméstica e muitas outras profissões, mas sem nunca deixar para trás a ideia de um dia ter seu próprio negócio: “o empreendedorismo, eu acho, que já nasceu em mim. Eu sempre amei vender, sempre gostei de negociar”, lembra.

Aos 18, veio morar em Fortaleza. Foi quando cruzou no seu caminho, a primeira oportunidade de trabalhar no segmento que já lhe brilhava os olhos quando criança. “Aos 20 anos eu comecei a trabalhar em uma marca de cosmético, representando nos salões de beleza. Eu era apenas a auxiliar das profissionais cabeleireiras”. Em 1 ano, Nice entendeu que já seria capaz de atender suas próprias clientes: “comprei 2 chapinhas, 1 secador, 1 litro de inteligente e comecei a fazer minha clientela em domicílio”, lembra. E assim, a menininha da bancada improvisada lá de Croatá, agora dava lugar a Nice cabeleireira, que desenhava seus primeiros passos na sua jornada empreendedora.

Nice passou 8 anos atendendo em domicílio. Depois de uma temporada no Mato Grosso do Sul, voltou para Croatá decidida a ter seu próprio negócio: “Vendemos a nossa casa por R$20 mil, era uma casa pequena, e investimos tudo no salão. Compramos lavatórios incríveis, cadeiras maravilhosas, tudo à vista. Investimos uma grana boa na estrutura do ponto comercial que a gente tinha alugado”.

Só que empreender, vocês sabem, tem seus percalços. Com um ano trabalhando duro para levantar a clientela do salão, a dona do ponto comercial pediu o prédio de volta. “Foi quando a gente voltou pra fazenda, a gente teve que montar o salão na fazenda onde a gente morava. Então, uma estrutura mega incrível de um salão de beleza se tornou uma estrutura mega simples, com muita dificuldade, na fazenda”, relembra.

Caipiras Fashion hoje tem uma cartela fiel de clientes

Teve o baque, claro, mas em meio à dificuldade Nice enxergou uma oportunidade: “Pelas minhas pesquisas, não tinha nenhum salão de beleza numa fazenda, que fosse na roça, e como eu sou filha de agricultor, somos caipiras, aí eu entendi – eu sou caipira, mas eu gosto do mundo da moda, do mundo fashion, então vai ser esse nome, em homenagem à minha família, e à minha história”. Nascia o Caipiras Fashion, o primeiro salão de beleza dentro de uma fazenda, no meio do sertão cearense. “Foi bem difícil voltar, mas eu entendi que tem momentos na vida que a gente tem que dar passos pra trás, pra gente criar impulso para ir pra frente”. E foi nisso que Nice mirou. Formalizou seu negócio, através do MEI, o que lhe rendeu um novo fôlego para dar continuidade ao negócio e apostar na ideia de expandir.

Clientela estabelecida, Nice pode voltar a ideia inicial de ter seu ponto comercial, mas mantendo o nome que carrega consigo o orgulho de onde veio e com os olhos atentos para onde vai. “Hoje, por mais que a gente esteja no interior, por mais que, pra muitos, ainda falte muita coisa, pra mim, a gente já expandiu o Caipiras Fashion bastante”.

E assim, a empreendedora entendeu, também, a importância de continuar investimento no conhecimento para ampliar as possibilidades de seu negócio. O salão, inclusive, conta com um produto de beleza exclusivo – o Silicon Milk, desenvolvido pela Nice com a experiência adquirida ao longo dos anos e de seu investimento em formação. Conhecimento que divide com outras empreendedoras através de cursos de formação, outra porta de entrada para garantir o caixa do Caipiras Fashion. “Quando eu vendo meu produto, eu vendo a minha história dentro dele”. Seus planos para o futuro, é que seu produto possa chegar aos quatro cantos do mundo.

Após 14 anos no ramo, Nice ensina que para tirar uma ideia de negócio do papel, o primeiro passo é ter coragem: “o medo, muita das vezes, ele te camufla. Camufla tuas ideias, camufla os teus sonhos”, reitera. Quando olha em retrospecto, Nice afirma que todo o esforço valeu a pena: “Hoje eu olho e digo assim: que orgulho de ti, caipira, que orgulho da mulher que você se tornou. Em meio a um lugar tão pequeno, uma cidade que, para muitas pessoas, é insignificante, você se tornou significante e você fez seu nome nessa cidade”, conta orgulhosa.


Movimento Empreender – A hora é agora!
Aqui no nosso site, você acompanha conteúdos incríveis adaptados à realidade dos micro e pequenos negócios.

Ebook gratuito

Já pensou um ebook completinho feito por especialistas pra te ajudar na organização financeira do seu negócio? Se não viu essa oportunidade, volta lá no início do site e baixe AGORA nosso ebook completo sobre Gestão Financeira, feito com a expertise de profissionais. Acessa lá, clica no botãozinho e garanta o seu!

Notícias Relacionadas