Posts

Em um relacionamento sério com o CRM

Como utilizar a ferramenta que fideliza o cliente e mantém relacionamentos mais saudáveis

21.09.21 - 09H26 Por camillalima
Bond relacionamentos são a base para a fidelização do cliente

Relacionamento. Mais que um simples crush. Palavra que pode definir o sucesso não só de uma paquera, mas também de um negócio. Sim, por que negócios são feitos de relacionamentos. E se esse match não acontece, o cliente nunca mais volta.

Para estreitar esses laços, o empreendedor não pode contar só com a sua boa vontade e memória. Até pode, mas ter um sistema que organize tudo, certamente, facilita o processo. É aí que entra o CRM, Customer Relationship Management, ou, no bom português, gestão de relacionamento com o cliente. Como explica o consultor de marketing e professor do curso “Transformação Digital para micro e pequenas empresas”, W Gabriel, a ferramenta serve para você, ou o sistema, nunca esquecer quem é o cliente, do que ele gosta, que fase ele está para comprar e quem ele conhece para quem possa indicar. 

“Existem vários sistemas que ajudam nesse relacionamento com clientes: sistemas que só cadastram clientes, outros que dão pontuações por compras, outros que fazem envio de mensagens automáticas dentro de uma jornada (por Whatsapp, e-mail, SMS ou aplicativo próprio) e até aqueles que mandam alertas pelo App da empresa com promoções e outras ofertas. Há sistemas de todas as formas”, explica o especialista.

Mas dentre tantas opções, como escolher o melhor sistema de CRM? “Primeiramente, analisando que nível de maturação sua empresa está. Por exemplo: ela já consegue fazer uma campanha de pontuação sobre compra? O processo interno já está organizado para isso? Ou seria melhor apenas cadastrar o cliente para conhecê-lo melhor a médio prazo? Tudo vai depender de que nível de organização a empresa está”. 

Mas não só: “É necessário analisar o valor investido em cada software. Há alguns de valor alto (acima de R$70 mil, por ano). Outras com valores mais razoáveis (a partir de R$150 reais, por mês). Há até aqueles de graça, com limitações de funções. O importante é ter uma forma de cadastrar os clientes e começar a oferecer vantagens de ele estar ali com você por um longo tempo”, afirma. 

Um dos grandes desafios do CRM é aumentar o LTV (life time value). LTV é o valor que um cliente retorna ao longo do tempo. “Ou seja, se ele passa muito tempo com sua empresa, comprando recorrentemente, esse cliente tem excelente LTV. E como você faz para esse cliente se fidelizar a você? Fazendo gestão desse relacionamento. E isso se faz com uma bom protótipo de CRM”, finaliza. 

Movimento Empreender

Quer se aprofundar e aprender de vez como dominar essa e outras tecnologias para aplicar no seu negócio? Não perca a oportunidade e inscreva-se agora no curso GRATUITO “Transformação Digital para micro e pequenas empresas”. Em formato de ensino à distância (EAD), o curso, idealizado pela Fundação Demócrito Rocha, com o apoio da Universidade Federal do Ceará, tem como objetivo promover o debate, a qualificação e o aperfeiçoamento de profissionais, empreendedores e pequenas empresas que querem desenvolver novos negócios ou incorporar as soluções digitais nas estratégia do seu negócio. 

Confira ainda:

Não é magia, é tecnologia: como aplicar IA no seu negócio

Por que toda empresa deve ser digital?

Você vai gostar também:

Nesse programa, Neila Fontenele bate um papo com Luciano Farias, especialista em Marketing Digital, sobre a importância da digitalização dos pequenos negócios

Notícias Relacionadas