Posts

Fomento ao crédito para alavancar o varejo

Proposta foi apresentada em conversa do governador eleito com representantes da CDL

24.11.22 - 01H57 Por camillalima
Fomento ao crédito para alavancar o varejo
Fomento ao crédito deve impulsionar varejo. Foto: Alexander Suhorucov

O governador eleito Elmano de Freitas (PT) busca alavancar o Programa de Microcrédito Produtivo – Ceará Credi, por meio de parceria com o Banco do Nordeste (BNB). A afirmação foi feita no início desta semana, em uma conversa com representantes do comércio, na Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL-CE).

“O comércio será, certamente, um dos beneficiários do que queremos. Nós só temos o início de uma agência de fomento, queremos expandir essa proposição. Devemos ter projetos de lei enviados para a Assembleia, pra poder avançar em uma discussão com o Banco Central. Isso, efetivamente, nos abre a possibilidade de parcerias com outros setores para aumentar a capacidade de maneira desburocratizada, com maior facilidade para termos créditos”, afirma o governador eleito.

Elmano lembrou ainda que na campanha se falou sobre linhas e programas voltados para a juventude e para as mulheres, e que essas pautas devem se tornar ações mais dirigida para estes públicos. “Sabemos que o Governo Federal tem um propósito de um grande apoio à micro e pequena empresas e, certamente, também terá aí alguma ação referente ao crédito. Nós queremos estar prontos pra que tenha uma parceria forte com o Governo Federal para facilitar a retomada da economia gerando emprego para o nosso povo.”

O presidente da CDL, Assis Cavalcante, destacou que o crédito, no varejo, é muito importante, não só para os empresários que querem abrir e expandir lojas, como também para o consumidor fazer as suas compras. “Então, o crédito é fundamental e o BNB é uma instituição séria, parceira do varejo.”

Assis destacou ainda que o crédito, no setor, é usado para investimento e capital de giro, e que está otimista quanto ao crescimento nesta reta final de 2022: “Temos a Copa do Mundo e a Black Friday, neste mês e ainda as festas de final de ano. Enfim, estamos com uma expectativa boa de crescimento, destes dois últimos meses, com relação ao ano passado, de 8 a 9%, o que consideramos uma expectativa bem interessante.”

No encontro, ainda foram levantados outros pontos, como qualificação do Centro para o turismo, com revitalização de prédios históricos e a revitalização da Praça do Ferreira e sobre a segurança na área central.

Fonte: O Povo, matéria de Paloma Vargas.

Notícias Relacionadas