Como mulheres estão fortalecendo o empreendedorismo feminino através de conteúdos digitais
Ecossistema vai desenvolver projetos de conteúdo para potencializar negócios de mulheres para mulheres.
Mesmo diante das dificuldades impostas, um número cada vez maior de mulheres tem apostado na ideia de ter seus próprios negócios. Os dados balizam a afirmativa: de acordo com a pesquisa Global Entrepreneurship Monitor – a principal sobre empreendedorismo no mundo -, 46% dos empreendedores iniciais no território nacional são mulheres. E os números continuam crescendo, hoje elas já somam mais de 10 milhões de brasileiras à frente de suas empresas, como aponta levantamento do SEBRAE.
Um estudo da Rede Mulher Empreendedora (RME) revelou ainda que 55% das empresárias brasileiras abriram seus negócios nos últimos três anos e, conforme dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNADC/IBGE), 51% delas também desempenham a posição de chefe de domicílio. “Temos pesquisas que mostram que as mulheres estão chefiando a maioria dos lares e tem uma força grande dentro do empreendedorismo, mesmo muitas vezes não sabendo identificar que o que elas fazem é empreender, seja por necessidade, por vontade ou sonho”, explica Thaise Xavier, jornalista, fundadora e diretora da plataforma Elas Trabalham.
Mas num universo com 1,9 milhão de e-commerces (10ª Pesquisa BigDataCorp), um dos maiores desafios para micro e pequenas empresas é achar um lugar ao sol na importante ferramenta chamada internet. Fortalecer estratégias nas redes sociais e nas produções de conteúdo digital favorecem a visualização do produto, serviço ou loja comandado por essa empreendedora. “Estamos na era de consumir, produzir e ter acesso à informação, logo, o conteúdo produzido à partir do olhar dessa mulher que está à frente de um negócio é poderoso, resultando numa conversão muito maior a partir da narrativa de contar suas próprias histórias”, completa.
E se esse conteúdo, de uma empresa comandada por uma mulher, fosse também pensado por outras mulheres? Essa é a ideia da Plataforma Elas trabalham, que alçou voo como produtora com o intuito de ajudar negócios femininos. Fundada em novembro de 2020 pela jornalista Thaise Xavier, a plataforma é um ecossistema que tem como principal objetivo conversar sobre o trabalho da mulher brasileira. “Há muitos dados e pesquisas do ponto de vista das mulheres de fora do país, mas não temos quase nada sobre o olhar brasileiro, sendo que a nossa realidade é outra”, esclarece Thaise. “Focamos, então, em olhar para o nosso país, indo além de São Paulo, porque cada estado é completamente diferente”, complementa.
Agora, a plataforma e comunidade entram numa nova fase, com uma produtora que vai criar conteúdos digitais para marcas e empresas, de mulheres para mulheres. “Vamos desenvolver podcasts, curadoria de eventos, produção de pesquisa, editorial, ideias e materiais para as redes sociais atendendo negócios que conversem com a mulher sobre a mulher, contando histórias e potencializando conteúdos para empreendedoras”, explica a jornalista .
É comum que empreendedores, por falta de conhecimento técnico, tenham dificuldades para comunicar o que vendem, sua loja ou o serviço que oferecem, portanto, é fundamental ter uma produtora que amplie a voz dessas mulheres. “A criação de conteúdo para os negócios das mulheres é uma forma de ter liberdade, imprimindo nossa identidade como empreendedoras e tornando as redes sociais um espaço de apoio e divulgação desse trabalho”, pontua.
[Foto: Thaise Xavier, fundadora e diretora da plataforma Elas Trabalham]
“Nosso grande diferencial é que nestes quatro anos já executamos esses serviços, já testamos quais são os melhores formatos de entrega e principalmente, como conversar com outras mulheres, somos uma equipe de mulheres, produzindo e conversando com outras mulheres”, finaliza Thaise sobre o trabalho desenvolvido pela plataforma e produtora Elas trabalham.
Curso Empreendedorismo Feminino: abrindo caminhos, vencendo obstáculos
Lugar de mulher é onde ela quiser, e elas querem empreender. Mas para ter sucesso não basta querer, é preciso capacitação com foco nos desafios enfrentados por elas.
Com o objetivo de diminuir as distâncias e capacitar mulheres que desejam adentrar o universo do empreendedorismo – ou que desejam ampliar seus negócios, criamos o curso “Empreendedorismo feminino: abrindo caminhos, vencendo obstáculos”. Nele, proporcionamos um ambiente de aprendizado para inspirar mulheres a desenvolverem suas habilidades empreendedoras para que possam iniciar, administrar e expandir seus próprios negócios, além de promover a conscientização sobre questões de gênero e igualdade no ambiente empreendedor.
100% online e gratuito, o curso aborda os principais desafios do empreendedorismo feminino. Clica aqui e garanta sua vaga!