Posts

Quais livros sobre empreendedorismo todo empreendedor precisa ler

Compilamos dicas de leituras imprescindíveis e de como criar o hábito

19.10.20 - 12H48 Por camillalima
Leitura é fundamental para os negócios

Ter o hábito da leitura é primordial em qualquer situação, para profissionais de todas as áreas. Ler amplia vocabulário, traz novas perspectivas e conhecimento. E toda leitura é benvinda, da bula de remédio ao best-seller de auto-ajuda trará contribuições válidas. Para a economista Flávia Chagas, é imprescindível ampliar a lista de opções, não é nada produtivo manter sua biblioteca monotemática com livros que só versem sobre o universo da sua área de atuação:

“amplie a sua leitura, ou seja, leia sobre temas que não necessariamente estejam inseridos no seu dia a dia. (Por exemplo) Sou economista, vou ler só sobre economia? Não, vou ler sobre filosofia, história… enfim, isso te favorece uma visão mais ampla do negócio e ajuda a desenvolver sua criatividade”, explica.

Então, dica número 1: leia títulos variados, mas sem esquecer de sua área de atuação, afinal, a leitura também é uma das maneiras de se aprimorar e melhorar seus serviços. Quem não tem o hábito da leitura, não vai adquirir do dia pra noite. E em tempos de redes sociais então… é ainda mais difícil. A dica que essa jornalista que vos escreve aprendeu outro dia e quer passar adiante é: toda vez que você estiver trabalhando ou focado em algo e sentir um forte impulso de zapear as redes sociais, pegue um livro e leia pelo menos uma página. Isso vai ajudar a estabelecer um hábito, ou pelo menos te ajudar a diminuir as distrações.

Em seu livro Hábitos Atômicos, o autor James Clear introduz a regra dos 2 minutos, na qual explica que é preferível que você leia por 2 minutos todos os dias durante 30 dias consecutivos ao invés de ler 30 minutos 1 vez por semana. Só que vai chegar o momento em que 2 minutos por dia já não serão suficientes.

Defina fases para seu hábito, a recomendação é começar pequeno e de maneira consistente. A ideia é ir subindo de nível a medida que for se acostumando com o novo hábito. Planeje fases:

  • Fase 1: 5 páginas por dia
  • Fase 2: 15 páginas por dia
  • Fase 3: 35 páginas por dia

Aqui, vale ainda definir minutos ao invés de páginas, por exemplo, na fase 1 ler por 5 minutos, na fase 2, ler por 15 minutos e assim por diante. A última fase deve ser seu objetivo final como hábito.

Pedimos dicas de livros para quem entende muito sobre Empreendedorismo para montar um pequenas lista de títulos imprescindíveis para você que é dono do seu próprio negócio. Anote e comece hoje mesmo este novo e edificante hábito! Seu negócio agradece!

Dica 1: ‘A única coisa: o foco pode trazer resultados extraordinários para sua vida’, de Gary Keller e Jay Papasan

A indicação é do consultor em Marketing Digital, Luciano Farias: “o empreendedor às vezes se perde muito tentando fazer tudo ao mesmo tempo, esse livro fala da importância do foco e mostra na prática como fazer isso”. Luciano conta que o dele é todo riscado! (dever ser bom mesmo! rs)

Dica 2: ‘Mauá: empresário do Império’, de Jorge Caldeira

A indicacação é da economista e coordenadora do curso GRATUITO ‘Empreender em tempos de crise: Gestão e Liderança’, Flávia Chagas: “Eu acho que todo mundo deveria ler esse livro, ele é espetacular”. Caldeira foi pioneiro em diversos segmentos: montou a primeira indústria, o primeiro Banco do Brasil, ele desbravou espaços onde antes não tinha absolutamemte nada, era uma mente visionária.

Dica 3: ‘Vai lá e faz: Como empreender na era digitall e tirar ideias do papel’, de Tiago Mattos

Adica é do analista de Marketing e Estratégia, Dilson Alexandre: “Ótimo livro sobre como tirar uma ideia de empresa do papel em tempos de empreendedorismo digital. Ajdua a entender como o mundo está mudando”

Para a nossa dica 4, Nazareno Albuquerque, coordenador do Empreender, não indica apenas um, mas uma lista de livros imprescindíveis, que todo empreendedor precisa ler:

1 – Empreendedorismo, de José Dornelas

2 – Diálogos empresariais, Faculdade CDL

3 – O Verdadeiro Poder, de Vicente Falconi

4 – Empreendedor Total, de Maurício Sita

5 – Gestão Eficaz de Projetos, de Trevor Young

6 – Uma vida sem limites, de Nick Vujicic

EMPREENDER 2020

Leia mais noticias sobre Empreendedorismo clicando aqui .
O projeto EMPREENDER 2020 traz um curso de extensão, totalmente gratuito, “Empreender em tempos de crise: Gestão e Liderança”, para quem deseja alavancar seu negócio ou para quem quer começar um novo negócio. Inscreva-se aqui  .

Notícias Relacionadas