7 motivos para usar IA na sua pequena empresa
Curso gratuito ensina como fazer uso da Inteligência Artificial no dia a dia dos pequenos negócios
Já faz alguns anos que a Inteligência Artificial deixou de ser coisa de filme e passou a fazer parte do dia a dia das pessoas. Longe de ser uma simples e passageira tendência, ela chegou também aos negócios. Grandes empresas já aportam um volume considerável de recursos para fazer usos cada vez mais complexos da ferramenta e hoje já caminham lado a lado a essa tecnologia que veio revolucionar o modo como as empresas se organizam, se relacionam e vendem.
A boa notícia é que essa revolução também já é realidade nas micro e pequenas empresas. De acordo com um estudo recente feito pela Microsoft, 74% das MPMEs (micros, pequenas e médias empresas) já utilizam Inteligência Artificial nos negócios. O Brasil, inclusive, figura no topo da lista de países da América em termos de adoção de IA em estratégias de marketing, de acordo com com o mais recente pesquisa da Twilio.
No cenário global, a adoção de IA em marketing também é expressiva. Cerca de 88% das empresas ao redor do mundo já implementaram alguma forma de Inteligência Artificial em suas campanhas, e 54% planejam aumentar seus investimentos em ações impulsionadas por essa tecnologia no próximo ano. O otimismo é evidente, com 90% dos líderes acreditando que a IA trará economias significativas em tempo e custos para seus negócios. Mas o uso do dispositivo vai muito além do marketing…
A tecnologia está revolucionando os negócios de diversas maneiras, impactando áreas como
análise de dados, automação, atendimento ao cliente, marketing e vendas, desenvolvimento de produtos, gestão de riscos; e em muitos setores como financeiro, saúde, industrial e varejo. “A IA está apenas começando a transformar o mundo dos negócios. As empresas que investem em IA hoje estarão mais bem posicionadas para prosperar no futuro”, é o que projeta Silvio Ramos Evangelista, criador da metodologia Criatividade Corporativa e sócio-fundador da CRIATLO – Criatividade Corporativa.
Para Marcos Moreira, especialista em empreendedorismo tecnológico pela universidade de Harvard e CEO da empresa de Inteligência Artificial ApOwl Technologies, a IA vem para revolucionar e solucionar diversos problemas no universo dos negócios, otimizando processos, aumentado a eficiência operacional, criando modelos preditivos e prescritivos, além de vários outros aspectos de gestão. “Acredito que em breve a I.A não será uma opção, mas sim uma obrigatoriedade para a sobrevivência de uma empresa”, ressalta.
Ainda de acordo com ele, um dos principais motivos para fazer uso da tecnologia no dia a dia da empresa é permanecer competitivo: “No ambiente empresarial você têm que ser mais eficiente que seus concorrentes e a I.A irá gerar diferenciais e vantagens competitivas”. Para os pequenos negócios ele destaca dois pontos importantes: “redução de custos operacionais e, também, no conhecimento mais ágil dos aspectos e cenários do segmento de atuação”.
Existem diversos motivos para usar IA na sua empresa. E o Silvio Evangelista montou uma listinha com 7 itens para provar.
1. Aumentar a eficiência e a produtividade: A IA pode automatizar tarefas repetitivas e manuais, liberando tempo para que os colaboradores se concentrem em atividades mais estratégicas e criativas (alô, a HubLocal que não deixa mentir!). Isso pode levar a um aumento significativo na produtividade e na eficiência da empresa.
2. Reduzir custos: A automação de tarefas repetitivas e a otimização de processos podem levar a uma redução significativa de custos. Além disso, a IA pode te ajudar a identificar oportunidades de economia em diversas áreas da empresa.
3. Melhorar a tomada de decisões: A IA pode te ajudar a analisar grandes volumes de dados e gerar insights valiosos para a tomada de decisões estratégicas. Isso pode te ajudar a tomar decisões mais informadas e assertivas, o que pode levar a um melhor desempenho da empresa.
4. Personalizar a experiência do cliente: A IA pode te ajudar a oferecer uma experiência mais personalizada para seus clientes. Isso pode ser feito através de chatbots, assistentes virtuais e outras ferramentas que podem interagir com os clientes de forma individualizada.
5. Inovação: A IA pode te ajudar a desenvolver novos produtos e serviços, otimizar processos e encontrar novas oportunidades de mercado. Isso pode te ajudar a se destacar da concorrência e a se manter competitivo no mercado.
6. Escalabilidade: A IA pode te ajudar a escalar seu negócio de forma rápida e eficiente. Isso significa que você pode aumentar sua produção, vendas e base de clientes sem precisar investir em infraestrutura ou mão de obra adicional.
7. Sustentabilidade: A IA pode te ajudar a reduzir o consumo de energia, água e outros recursos naturais. Isso pode te ajudar a diminuir seu impacto ambiental e a se tornar uma empresa mais sustentável.
“É importante ressaltar que a IA não é uma solução mágica para todos os problemas. É importante ter um planejamento claro antes de implementar a IA em sua empresa. Você precisa identificar as áreas onde a IA pode gerar mais impacto e escolher as ferramentas e soluções adequadas para suas necessidades”, reforça Silvio.
Quer saber como aplicar tudo isso na realidade do seu pequeno negócio? O novo curso do Movimento Empreender te ajuda nessa missão. “Tecnologias Emergentes: as ferramentas que estão revolucionando a gestão dos pequenos negócios” aborda de forma descomplicada como aplicar no dia a dia da sua micro ou pequena empresa as tecnologias que estão mudando o modo como os grandes negócios se comunicam, se relacionam e vendem. 100% online e gratuito, o curso explora as últimas inovações e tendências que estão moldando o futuro da tecnologia. Clica aqui e inscreva-se!