Posts

O que faz a sua marca ser lembrada?

Branding aplicado aos pequenos negócios

13.07.22 - 09H25 Por camillalima
Você sabe o que o branding pode fazer pelo seu negócio?/ Foto: Towfiqu barbhuiya

Pense na sua marca favorita. Pode ser a do seu telefone, da sua televisão ou até mesmo daquela hamburgueria que você adora ir aos finais de semana. Provavelmente, as marcas que já fazem parte do seu dia a dia logo vão vir a sua cabeça. Quando você pensa em telefone, você pensa naquela marca, com o televisor e a hamburgueria do mesmo jeito. Isto acontece porque essas marcas despertam sensações em você. Isso significa que o trabalho de branding dessas empresas está sendo muito bem executado. Mas o que faz sua marca ser lembrada?

Branding é o conjunto de ações voltadas para sustentar o posicionamento da marca, com o alinhamento certo de seus propósitos e valores. W Gabriel, especialista e consultor de marketing, mídias sociais e omnichannel, explica como é o funcionamento por trás do branding: “Com esse conjunto de ações, criam-se conexões tão fortes entre as pessoas e a marca que isso se torna um fator decisivo para que os clientes escolham sua marca, e não o concorrente, no momento de decisão de compra”.

E, ao contrário do que muita gente pensa, não são só as grandes empresas que precisam pensar em branding, a sua micro e pequena também precisa se ela quiser se destacar – e ser lembrada. “É óbvio que grandes marcas como Omo, Vanish, Nike ou Adidas são memoráveis em boa parte do mundo. Mas isso não quer dizer que, na gôndola do supermercado, na lista do iFood, no corredor do Centro da cidade ou na esquina do seu bairro, não possa existir uma marca que se conectou tanto com o público, que jamais será esquecida”, exemplifica o especialista. Mas como seu pequeno negócio pode ganhar investindo em brandind digital?

A seguir listamos 2 dicas para seu negócio apostar nesta estratégia:

1)Desenhe sua marca com técnicas profissionais de design
Não importa se você vai usar apenas on-line ou fisicamente, você pode desenhar sua marca apenas com texto ou também com ícones. Seja como for, lembre-se de que sua marca deve transmitir de imediato a promessa da sua empresa, como leveza, sabor irresistível, confiança na qualidade, status ou outros. Para transmitir isso, o desenho da marca precisa ter traços, cores, posições dos elementos, dentre outros aspectos que apenas um profissional da área saberá compor. Fazer isso é importante para que sua marca seja lembrada e entendida e, mais do que isso, que desperte uma sensação em quem vê. Como ela será a lembrança mais repetida que seu cliente verá, principalmente nos meios on-line, dê atenção redobrada a esse trabalho.

2) Construa sua fachada
(física ou on-line) de forma convidativa

Infelizmente, muitos empreendedores negligenciam a fachada (física ou on-line) de suas empresas. Certamente, você já deve ter ouvido que “aquela empresa está quebrando, parece que está abandonada” ou então “eu não vou entrar aí, tenho até medo” ou até “eu nunca encontro vocês na internet, desisto”. São sentimentos como esses que invadem a mente dos clientes quando eles encontram fachadas maltratadas. E certamente não é esse tipo de comentário que você quer ouvir de seus clientes.


Mesmo que você precise ter uma fachada física, coloque-se no lugar de quem está passando pela rua e que não conhece seu negócio. Essa pessoa se sentiria à vontade para entrar no estabelecimento? Despertaria nela a confiança necessária para comprar de você? E, mesmo que ela nem sequer entre, ela se lembraria da sua empresa em outra oportunidade? Tenha atenção: tudo hoje acaba nos meios digitais, ou seja, se sua fachada física não fizer qualquer link com os meios digitais, seja divulgando seu site, perfil do Instagram ou contato pelo WhatsApp (a partir do número ou QR Code), a pessoa interessada não poderá nem pesquisar por você mais tarde para se lembrar mais facilmente de tudo o que viu. Todas essas são perguntas para que você consiga decidir sobre a comunicação de informações e layout que colocará na fachada.


Mas, caso sua fachada seja on-line, a partir do seu site ou outra plataforma oficial, é importante que reflita se é fácil entrar em contato com você a partir dali, se é possível saber de forma rápida o que você realmente faz, se há como definir qual sua principal promessa para se difeenciar da concorrência e se existe alguma maneira que fará a pessoa lembrar de você em outra oportunidade. Após essas reflexões, fica mais fácil bater o martelo sobre qual a melhor fachada (física ou on-line) para seu negócio.

Movimento Empreender – A hora é agora!

Quer mais dicas descomplicadas para aplicar no seu negócio hoje? Então acesse movimentoempreender.com e acompanhe conteúdos incríveis adaptados à realidade dos micro e pequenos negócios.  

Notícias Relacionadas