Movimento Empreender

7 pecados capitais no Marketing Digital

É muito comum ver empresas muito focadas na criação do conteúdo online e nos processos de venda ao mesmo tempo em que ignoram suas métricas.

Uma das premissas que nasceram com as startups americanas e que norteiam esse tipo de negócio é: “errar rápido para corrigir rápido e aprender muito com isso”. E essa ideia pode servir para pensar qualquer estratégia de negócio, independente do segmento. Mas nas redes sociais, erros sucessivos podem acabar gerando prejuízo.

Isso por que para os os negócios não adianta ter likes e muitos seguidores, se isso não estiver se convertendo em vendas. Por lá, é preciso driblar os erros e apostar numa postura mais assertiva para atrair, encantar e manter clientes. O especialista em Marketing Digital, Luciano Farias, elencou os 7 pecados capitais do Marketing Digital que os empreendedores mais cometem. O objetivo é ajudar você a fugir dos erros e investir nos acertos, sem precisar rezar muito por isso.

1 – Construir uma estratégia de marketing digital na terra dos outros.
Embora redes sociais como Facebook, Instagram, TikTok e YouTube deem visibilidade de seu negócio a bilhões de pessoas é extremamente perigoso concentrar todas suas estratégias apenas nessas plataformas.


2 – Não entender para quem vai vender
Esse seja talvez o erro mais cometido no início de qualquer negócio (seja online ou offline). Criar um produto ou serviço apenas baseado no que você acha que o seu mercado quer é perigoso. Entender o que seu futuro cliente quer é o primeiro passo para um negócio de sucesso.

3 – Tentar vender na hora errada (muito cedo)
O jogo das vendas online tem um nome: Atenção. E a única forma de conseguir isso é mostrar que somos capazes de resolver os problemas das pessoas. Para isso precisamos utilizar uma estratégia que seja capaz de atrair as pessoas e ser capaz de fazer uma oferta na hora certa. Infelizmente somos impactados toda hora com alguém tentando simplesmente vender sem ao menos tentar entender nossas verdadeiras necessidades. É como se as pessoas quisessem se casar já no primeiro encontro.


4 – Não capturar leads
Leads são basicamente seus potenciais clientes e são geralmente representados por um e-mail, telefone, contato WhatsApp, etc. Cada lead representa uma oportunidade de negócio. Se você não coleta leads hoje irá se arrepender daqui a um ano. Leads são uma peça chave para transformar pessoas totalmente desconhecidas em clientes fiéis.

5 – Não investir em tráfego pago (anúncios online)
As vendas são o oxigênio para qualquer negócio e nesse quesito o marketing digital desempenha um papel fundamental, seja na geração de conhecimento da marca, promoção de um produto ou serviço e obviamente no aumento das vendas. As vantagens de anunciar online não deixam dúvidas sobre sua importância.


6 – Não focar em soluções e apenas em produtos
Um erro bastante comum é ver empresas investindo pesado em seus esforços de marketing apenas em seus produtos. Empresas de sucesso estão muito mais focadas nos mercados que elas atendem. Um produto não é capaz de criar um negócio duradouro.


7 – Não entender suas métricas
É muito comum ver empresas muito focadas na criação do conteúdo online e nos processos de venda ao mesmo tempo em que ignoram suas métricas. De que adianta vender uma camisa online se o custo por venda está acima de sua margem de lucro desejada. Isso pode criar uma situação extremamente perigosa. O custo de aquisição de clientes é uma das métricas mais importantes no mundo online.

Quer se aprofundar e aprender de vez como dominar essa e outras estratégias para aplicar no seu negócio? Não perca a oportunidade e inscreva-se agora no curso GRATUITO “Transformação Digital para micro e pequenas empresas”. Em formato de ensino à distância (EAD), o curso, idealizado pela Fundação Demócrito Rocha, com o apoio da Universidade Federal do Ceará, tem como objetivo promover o debate, a qualificação e o aperfeiçoamento de profissionais, empreendedores e pequenas empresas que querem desenvolver novos negócios ou incorporar as soluções digitais nas estratégia do seu negócio.


Para acompanhar tudo sobre o universo do empreendedorismo acesse MOVIMENTO EMPREENDER e tenha acesso a um universo de possibilidades.

Exit mobile version