Movimento Empreender

Como montar uma rotina de alta performance?

A mudança de hábitos que gera resultados

Ter uma rotina não precisa ser sinônimo de monotonia. Aliás, não é. Rotina é fazer todos os dias a mesma coisa, de maneiras diferentes, isso deixa tudo mais atraente. Quem entrou na onda do crossfit sabe que cada dia é uma aula diferente. Na academia mesmo, o personal faz um treino diário pra que a pessoa não morra de tédio só de pensar em exercício físico. Dentro dessa rotina vem a disciplina e pra muito empreendedor de sucesso essa disciplina significa liberdade! Ter hábitos diários demarcados, ajuda não só na produtividade como também nos resultados.

Mas hábitos não vem da noite pro dia, é preciso tempo para que o cérebro entenda  que o comando que você está passando é um padrão para repetição. Preguiçoso, ele faz tudo por uma dopaminazinha (e não interessa de onde veio a gratificação, se da comida ou da prática de esportes). Também está sempre dando um jeito de poupar energia. Mas essa dobradinha, voracidade e preguiça, nos torna suscetíveis a desenvolver comportamentos que operem sempre da mesma maneira em busca da mesma recomensa química – os hábitos. Segundo o psicólogo Timothy Wilson, autor de Redirect: The Surprising New Science of Psychological Change (“Redirecionar: A Surpreendente Ciência da Mudança Psicológica”, sem edição no Brasil), a grande razão da dificuldade de mudar de hábitos (e da infelicidade) reside no fato de termos crenças ruins sobre nós mesmos e sobre os outros. Tanto que Wilson criou uma técnica que ensina os indivíduos a editar sua própria vida e a imaginar finais felizes. O objetivo é mudar a visão negativa que as pessoas têm de si mesmas – passo decisivo para a mudança de hábitos se tornar efetiva.  

Então se você ainda não conseguiu manter minimamente uma sequência de ações semelhantes no seu dia e sua produtividade não vai lá essas coisas, calma! Pra tudo se dá jeito nessa vida e é justamente na rotina onde mais se pode agir para cair fora do automatismo. Prepare a semana ao invés de preparar o dia. Usar uma parte do domingo para organizar o seus objetivos da semana já é uma ótima estratégia. A dica é ter três grandes objetivos por semana ou, pelo menos, um por dia. Reserva um tempo pra escrever, o cérebro é bom pra criar, imaginar, mas é ruim pra lembrar. Coloque alarmes. Dispense as tarefas mais chatas para o início do dia. O horário em que temos mais foco e concentração é das 10h às 14h, que tal apostar neles para aquelas tarefas mais difíceis? Não faça reunião com fome, segundo especialistas, a baixa glicose pode te induzir a más escolhas. As distrações são outro componente que nos afasta da criação de hábitos de rotina, por isso, experimente, por exemplo, ler duas páginas daquele livro encostado toda vez que sentir vontade de olhar o Facebook. No terceiro dia você já terá um hábito de leitura ao invés de distração. 

E em meio as mudanças impostas pela chegada do novo coronavírus, essa rotina é ainda mais imprescindível. A doutora em psicologia, Meirijane Anastácio, explica que a maioria dos profissionais entrou na pandemia e no isolamento social como quem entra numa corrida de 100 metros, quando deveria ter se preparado para entrar numa maratona.  Mas a psicóloga lembra que a cautela pode ser amiga da produtividade nessas horas: “Numa maratona os atletas sabem que tem que ir dosando a entrega de energia e distribuem melhor o “gás” para poder percorrer todo o trajeto. O que conta mais não é tão somente a velocidade; mas a capacidade de resistir. Da mesma forma, os profissionais, sejam eles empregados ou empreendedores, devem ir dosando e administrando a rotina estabelecendo metas diárias, factíveis de serem cumpridas”. Outro detalhe importante: “introduzir na rotina algo que goste de fato de fazer, é um dos segredos para estabelecer um dia a dia produtivo e saudável. Por isso, a importância de saber a hora de parar, a hora de manter conexões com os amigos e os familiares posto que estão dentro da mesma célula”. 

Rotina de alta performance não é necessariamente aquela que vai te transformar no Jiraya dos afazeres, no super-homen megalomaníaco que dá conta de salvar o mundo e ao final do dia ainda faz o jantar. Performar nesses hábitos diários é conseguir traçar uma meta, seguir, alcançar os objetivos e ainda sobrar tempo pra dar aquela relaxada e colher os frutos do foco e dedicação. Gerenciar um negócio não é uma tarefa das mais fáceis, mas seguir uma rotina demarcada certamente vai ajudar a não esquecer compromissos e  a lidar, inclusive, com aquelas tarefas mais difíceis sem dispensar tanto esforço pra isso, afinal, incorporando na rotina, elas passarão a ser feitas mais naturalmente.

EMPREENDER 2020

Leia mais noticias sobre Empreendedorismo clicando aqui.
O projeto EMPREENDER 2020 traz um curso de extensão, totalmente gratuito, “Empreender em tempos de crise: Gestão e Liderança”, para quem deseja alavancar seu negócio ou para quem quer começar um novo negócio. Inscreva-se aqui .

 

Exit mobile version