Posts

Como mulheres estão fortalecendo o empreendedorismo feminino através de conteúdos digitais

Ecossistema vai desenvolver projetos de conteúdo para potencializar negócios de mulheres para mulheres.

09.07.24 - 10H02 Por camillalima
A plataforma cria conteúdos para negócios comandados por mulheres/ Foto: Freepik

Mesmo diante das dificuldades impostas, um número cada vez maior de mulheres tem apostado na ideia de ter seus próprios negócios. Os dados balizam a afirmativa: de acordo com a pesquisa Global Entrepreneurship Monitor – a principal sobre empreendedorismo no mundo -, 46% dos empreendedores iniciais no território nacional são mulheres. E os números continuam crescendo, hoje elas já somam mais de 10 milhões de brasileiras à frente de suas empresas, como aponta levantamento do SEBRAE.


Um estudo da Rede Mulher Empreendedora (RME) revelou ainda que 55% das empresárias brasileiras abriram seus negócios nos últimos três anos e, conforme dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNADC/IBGE), 51% delas também desempenham a posição de chefe de domicílio. “Temos pesquisas que mostram que as mulheres estão chefiando a maioria dos lares e tem uma força grande dentro do empreendedorismo, mesmo muitas vezes não sabendo identificar que o que elas fazem é empreender, seja por necessidade, por vontade ou sonho”, explica Thaise Xavier, jornalista, fundadora e diretora da plataforma Elas Trabalham.


Mas num universo com 1,9 milhão de e-commerces (10ª Pesquisa BigDataCorp), um dos maiores desafios para micro e pequenas empresas é achar um lugar ao sol na importante ferramenta chamada internet. Fortalecer estratégias nas redes sociais e nas produções de conteúdo digital favorecem a visualização do produto, serviço ou loja comandado por essa empreendedora. “Estamos na era de consumir, produzir e ter acesso à informação, logo, o conteúdo produzido à partir do olhar dessa mulher que está à frente de um negócio é poderoso, resultando numa conversão muito maior a partir da narrativa de contar suas próprias histórias”, completa.


E se esse conteúdo, de uma empresa comandada por uma mulher, fosse também pensado por outras mulheres? Essa é a ideia da Plataforma Elas trabalham, que alçou voo como produtora com o intuito de ajudar negócios femininos. Fundada em novembro de 2020 pela jornalista Thaise Xavier, a plataforma é um ecossistema que tem como principal objetivo conversar sobre o trabalho da mulher brasileira. “Há muitos dados e pesquisas do ponto de vista das mulheres de fora do país, mas não temos quase nada sobre o olhar brasileiro, sendo que a nossa realidade é outra”, esclarece Thaise. “Focamos, então, em olhar para o nosso país, indo além de São Paulo, porque cada estado é completamente diferente”, complementa.

{'nm_midia_inter_thumb1':'https://www.opovo.com.br/_midias/jpg/2024/07/09/263x156/1_whatsapp_image_2024_07_04_at_15_25_22-27953018.jpeg', 'id_midia_tipo':'2', 'id_tetag_galer':'', 'id_midia':'668d10eac396a', 'cd_midia':27953018, 'ds_midia_link': 'https://www.opovo.com.br/_midias/jpg/2024/07/09/296x468/1_whatsapp_image_2024_07_04_at_15_25_22-27953018.jpeg', 'ds_midia': 'Thaise Xavier, fundadora e diretora da plataforma e produtora Elas Trabalham', 'ds_midia_credi': 'Acervo pessoal', 'ds_midia_titlo': 'Thaise Xavier, fundadora e diretora da plataforma e produtora Elas Trabalham', 'cd_tetag': '1', 'cd_midia_w': '295', 'cd_midia_h': '468', 'align': 'Left'}

Agora, a plataforma e comunidade entram numa nova fase, com uma produtora que vai criar conteúdos digitais para marcas e empresas, de mulheres para mulheres. “Vamos desenvolver podcasts, curadoria de eventos, produção de pesquisa, editorial, ideias e materiais para as redes sociais atendendo negócios que conversem com a mulher sobre a mulher, contando histórias e potencializando conteúdos para empreendedoras”, explica a jornalista .


É comum que empreendedores, por falta de conhecimento técnico, tenham dificuldades para comunicar o que vendem, sua loja ou o serviço que oferecem, portanto, é fundamental ter uma produtora que amplie a voz dessas mulheres. “A criação de conteúdo para os negócios das mulheres é uma forma de ter liberdade, imprimindo nossa identidade como empreendedoras e tornando as redes sociais um espaço de apoio e divulgação desse trabalho”, pontua.

[Foto: Thaise Xavier, fundadora e diretora da plataforma Elas Trabalham]

“Nosso grande diferencial é que nestes quatro anos já executamos esses serviços, já testamos quais são os melhores formatos de entrega e principalmente, como conversar com outras mulheres, somos uma equipe de mulheres, produzindo e conversando com outras mulheres”, finaliza Thaise sobre o trabalho desenvolvido pela plataforma e produtora Elas trabalham.

Curso Empreendedorismo Feminino: abrindo caminhos, vencendo obstáculos 

Lugar de mulher é onde ela quiser, e elas querem empreender. Mas para ter sucesso não basta querer, é preciso capacitação com foco nos desafios enfrentados por elas.

Com o objetivo de diminuir as distâncias e capacitar mulheres que desejam adentrar o universo do empreendedorismo – ou que desejam ampliar seus negócios, criamos o curso “Empreendedorismo feminino: abrindo caminhos, vencendo obstáculos”. Nele, proporcionamos um ambiente de aprendizado para inspirar mulheres a desenvolverem suas habilidades empreendedoras para que possam iniciar, administrar e expandir seus próprios negócios, além de promover a conscientização sobre questões de gênero e igualdade no ambiente empreendedor.

100% online e gratuito, o curso aborda os principais desafios do empreendedorismo feminino. Clica aqui e garanta sua vaga!

Notícias Relacionadas