Movimento Empreender

Confira quais as melhores oportunidades de negócios para 2021

Hortifrutigranjeiro ocupa o primeiro lugar da lista

Três ninchos de mercado devem se concretizar como as melhores oportunidades de negócios para 2021. A estimativa é da mais nova plataforma do Sebrae, lançada oficialmente nesta sexta-feira (27/11), no Ceará. Como o nome já adianta, a ferramenta é uma espécie de radar de novos negócios, por meio dela é possível analisar as melhores informações para investir com mais acertividade. O Radar de Oportunidades Sebrae foi desenhado para apoiar os empreendedores na identificação de oportunidades de negócios e na localização mais adequada para o ponto comercial.

Descobrir como abrir um empreendimento de sucesso é uma das principais dúvidas que pairam sobre a cabeça de qualquer empreendedor, mas nem todo mundo dispõe do capital necessário para contratar uma consultoria, por exemplo. Em meio a muitas ideias e possibilidades, acaba-se por perder o rumo. Como dar o ponta pé inicial? A ideia do Radar Sebrae é que, em apenas 3 cliques, o usuário possa ter acesso a informação de mercado que ele precisa. Potencialidade dos pequenos negócios, saturação de mercado, mortalidade, perfil dos clientes e concorrentes são algumas das possibilidades disponibilizadas pela plataforma: “ É uma ferramenta de inteligência de mercado para validação de ideias de negocios e sugestão de melhores locais para empreender”, explica o articulador da unidade de gestão estratégica do Sebrae/CE, Felipe Cruz. 

Dentro da ferramenta o usuário poderá seguir por três caminhos: ‘Quero validar uma ideia de negócio’ é para aqueles que ainda não sabem o que abrir, mas gostariam de conhecer as possbilidades; ‘Quero um local para abrir um negócio’ se encaixa no perfil de quem já sabe o que quer, mas ainda está a procura do local ideial; e a aba ‘Quero conhecer melhor o mercado’ é para aquele pequeno empresário que já tem seu próprio negócio, mas que quer obter informações mais apuradas sobre o ramo para aumentar sua competitividade. Os filtros permitem realizar a pesquisa por cidade ou região. Hoje, além do Ceará, o Radar Sebrae está disponível em outras oito cidades brasileiras e, dentro do Estado, Fortaleza, Caucaia, Aracati, Sobral e Juazeiro do Norte, completam a lista.   

João Fabrício Fernandes Freitas, 26, sempre teve um sonho: abrir seu próprio negócio. Sem capital, optou por fazer um curso técnico. Trabalhando como eletricista numa multinacional e sem largar o sonho de empreender, começou a juntar dinheiro. Com um olhar atento ao andar pelas ruas do Conjunto Palmeiras, percebeu uma necessidade do bairro: mercadinhos que oferecessem uma melhor estrutura e preços competitivos. Hoje a área onde ele mora conta com pequenas mercearias, mas sem preços atrativos e com  poucas opções de mercadorias, ele percebeu que talvez fosse essa sua chance de entrar no ramo. Jogou na busca “melhores locais para empreender”, foi assim que encontrou o Radar Sebrae. “A ferramenta apontava filtros interessantes das empresas que tinham potencial de crescimento e as que estavam saturadas na minha região”. Mostrou ainda o perfil dos clientes e “isso me apontava para uma acertividade ainda maior”, explica. 

Na região, empresas de serviços de produtos de limpeza era o que estaria em alta no momento, segundo a ferramenta. Na mesma semana, um vizinho abriu uma loja de produtos de limpeza. Mas o setor não despertou o interesse do eletricista. Fabrício conta, inclusive, que o vizinho já formou sua clientela, o que o deixou ainda mais animado com a plataforma: “vi, na prática, que ela funciona”. O segundo setor mais promissor no bairro apontado pelo Radar, foi o hortifrutigranjeiros. Foi aí que Fabrício entendeu que poderia unir o útil ao agradável: “ a necessidade de mercadinhos mais estruturados com um setor especial de hostrifrutis dentro dele poderia ser meu negócio”. Vendeu o carro, comprou o ponto e agora está reformando para tornar seu sonho realidade.

As informações contidas na plataforma são atualizados trimestralmente por meio de duas fontes de dados públicos, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e a Receita Federal, assim é possível apontar com precisão informações geo-referenciadas, dispostas dentro de um mapa e qualificadas sobre onde estão localizadas as empresas, qual o tipo de dinâmica empresarial elas têm a partir do movimento de abertura e fechamento destes empreendimentos dentro da série histórica; qual o padrão de consumo daquela localidade, que tipo de produtos e serviços estão buscando e qual a intensidade que estão consumindo; e por último, a chamada rede de estruturação, ou seja, como está o apoio de fornecedores naquela região.

De posse de todas essas informações, a plataforma aponta as três melhores oportunidades de negócios para 2021, são elas: 

“O padrão que podemos observar dentro da ferramenta é que estamos  seguindo numa dupla direção que aponta tanto para o consumo consciente quanto para o consumo de segurança. O empreendedor precisa estar atento que neste momento em que vivemos não basta só pensar no melhor produto, é preciso pensar na melhor forma de entregá-lo”, aponta Felipe. 

Para conhecer o mundo de possibilidades do empreendedorismo dentro ou fora do Estado,  basta acessar www.radarsebrae.com.br ou baixe o aplicativo.

Exit mobile version