Posts

De olho em 2024: tendências para micro e pequenos negócios

O conjunto de princípios que formam o ESG vem com força total em 2024, em todos os segmentos: comércio, serviços, turismo, indústria. Saiba como implementar no seu negócio

24.01.24 - 08H13 Por camillalima
Tendências para os micro e pequenos negócios em 2024/ Foto: Rebrand Cities

Ter o próprio negócio voltou a ser o segundo maior sonho do brasileiro. De acordo com o relatório da Global Entrepreneurship Monitor (GEM) 2022, realizado pelo Sebrae e pela Associação Nacional de Estudos em Empreendedorismo e Gestão de Pequenas Empresas (Anegepe), 60% dos entrevistados citaram ter uma empresa como um de seus maiores desejos. Para quem pretende tirar sua ideia de negócio do papel em 2024, é bom já está de olho no que será tendência este ano.

Silvio Moreira, articulador da Unidade de Competitividade do Sebrae Ceará lista algumas tendências que irão impactar os pequenos negócios no próximo ano: “adoção de práticas com foco em ESG, ou seja, na sustentabilidade ambiental, social e da governança. Gestão por dados para orientar uma melhor tomada de decisão por parte do empreendedor. Inovação como fator de aumento da competitividade – energias renováveis, automação e digitalização da operação, marketing digital. Utilização de tecnologias como a inteligência artificial para melhorar os processos e produtos”, enfatiza


ESG:
O conjunto de princípios que formam o ESG vai vir com força total em 2024, em todos os segmentos: comércio, serviços, turismo, indústria. Por isso, mais do que nunca, quem pretende entrar para o universo do empreendedorismo precisa observar essas práticas.


“Inclusão, diversidade, empoderamento feminino, preservação do meio-ambiente, práticas que garantam a ética, a transparência da empresa perante o mercado, tudo isso formam o conjunto de boas práticas em ESG, que as pequenas empresas precisam estar cada vez mais atentas”, é o que reforça Silvio, principalmente para quem acha que ESG é terreno por onde só as grandes empresas caminham.


Para além do mercado, os clientes também estão de olho nas práticas adotadas pelas empresas das quais consomem. “Hoje, o próprio cliente, a partir de uma identificação com o propósito e os objetivos daquela empresa, tem feito sua decisão de compra muito em função disso”, ressalta o articulador.


Gestão por dados:
Outra tendência que veio pra ficar é a gestão por dados, ou seja, a tomada de decisão através da análise dos dados disponíveis: dados dos clientes, dados do mercado, de fornecedores, de tendências, tudo isso pode trazer insights importantes sobre o seu negócio, mas nem todo mundo sabe se utilizar da metodologia que hoje domina a tomada de decisões nas grandes empresas.


Silvio alerta sobre a importância da estratégia para os micro e pequenos negócios: “os empresários precisam analisar dados e informações que eles têm pra tomar decisões mais assertivas. Decisões na área financeira, decisões de contratação, decisões na hora de determinar uma política e uma estratégia de vendas, decisões na hora de comprar produtos ou contratar serviços, na hora de fazer parcerias, então tudo isso daí é a gestão por dados”.


Inovação:
Criar um ambiente inovador é primordial. E engana-se quem acha que inovação tenha a ver necessariamente com tecnologia. Promover melhorias para o seu negócio é inovar. Para isso estimular colaboradores e clientes a gerar ideias já é um bom começo.

Silvio ressalta ainda que a crítica de um cliente é uma espécie de consultoria gratuita para um pequeno negócio: “ela [a empresa] precisa absorver, refletir e tentar melhorar a partir do entendimento dessas críticas e aí é onde vem a inovação”. Mas ele ressalta porém que inovação caminha junto com lucro: “inovação tem a ver com nota fiscal. Inovação sem gerar receita, sem impactar no faturamento não é inovação, é só criatividade”. Além destes quesitos, energias renováveis, automação de processos e o marketing digital também precisam estar na lista de inovações para este ano.

IA
A última – mas não menos importante – tendência é algo ainda desafiador: o uso da Inteligência Artificial para os micro e pequenos negócios. IA é uma ótima ferramenta que irá te ajudar a fazer tarefas rotineiras e operacionais de maneira mais rápida para gerar competitividade, produtividade, para melhorar produto, serviço e até a interatividade com o cliente.

Notícias Relacionadas