Posts

Evento do Sebrae foca na inovação

Com foco no fortalecimento do ambiente de inovação no estado, Inova Summit acontece nos dias 4 e 5 de outubro, no Centro de Eventos

03.10.22 - 09H40 Por camillalima
No cenário atual, Inovação está ligada, inclusive, a sobrevivência da empresa. Foto: Sebrae

Implementar novos processos, ideias, serviços ou produtos – ou até mesmo melhorá-los –, sempre buscando aumentar o potencial competitivo do negócio, é inovar. No cenário atual, a inovação está ligada, inclusive, a sobrevivência da empresa. E isso se aplica também a realidade das micro e pequenas. Inovaça Summit 2022, evento do Sebrae, que acontece nos dias 4 e 5 de outubro, foca justamente em inovação.


A boa notícia é que o Ceará está muito bem posicionado quando o assunto é inovação e ocupa a 11º posição no ranking nacional do Índice de Inovação dos Estados, despontando como 2º lugar entre os estados do Nordeste: “O Ceará nos últimos anos tem buscado construir, em parceria com todas as instituições de fomento, um ambiente pautado em inovação”, afirma Herbart Melo, articulador da Unidade de Ambientes de Inovação do Sebrae-CE.


De acordo com Melo, o próprio Sebrae tem investido em parcerias e proposto ambientes regionais para o desenvolvimento de uma atmosfera cada vez mais inovadora. Como por exemplo, a criação de uma Rede integrada de Centros de Inovação – em Fortaleza, Sobral, Juazeiro do Norte e Quixadá – para servir como ferramenta de formação de startups, fomentar e gerir fundos de investimentos e ainda aproximar startups das micro e pequenas empresas. “ A proposta é fortalecer não só as startups, mas também outros tipos de empresas”, enfatiza.


Outro eixo que também vem sendo bastante trabalhado no quesito inovação é o de games. Criado em 2019, o Sebrae Developers já capacitou 398 jovens, até o fim de 2021, e até o final de outubro outros 400 também entram para essa lista: “Hoje já temos 28 arranjos produtivos e mais de 350 profissionais vivendo de desenvolvimento de games”, afirma.

E a ideia é tornar o Ceará uma referência na área: “Ainda neste ano, será iniciado o programa integrado no Ceará cuja finalidade é apresentar para o Brasil o Ceará como sendo um estado gamer, ou seja, que mais investe em tecnologia de jogos. Por essas e muitas outras iniciativas entendemos que o Ceará é e será maior em inovação”.


Inova Summit 2022
Não à toa, a capital irá sediar um evento com foco nesse mercado. Realizado pelo Sebrae, dentro da programação do Dia Nacional da Micro e Pequena Empresa, o Inova Summit 2022 acontece nos dias 4 e 5 de outubro, no Centro de Eventos, e terá a maior programação gratuita de inovação já realizada no Estado.


O evento do sebrae que foca na inovação é uma vitrine dos avanços alcançados pelo Ceará no fortalecimento de sua rede de atores de inovação, desde a criação de uma estrutura acadêmica focada em Pesquisa e Desenvolvimento a uma governança local, instituições de apoio ao Desenvolvimento Econômico e entidades empresariais comprometidas com o desenvolvimento do Ceará.

“É um evento para quem quer montar negócio e ganhar dinheiro. O foco não é só para quem quer montar empresa. É também para profissionais que buscam ferramentas para facilitar o seu negócio ou atividade. O outro foco são os empreendedores que querem vender soluções”, explica Harbert. O evento integra a programação do Dia da Micro e Pequena Empresa e mostra a tendência do Sebrae para a Inovação: “o único caminho para quem quer crescer e sobreviver”, enfatiza o articulador.


Cheio de exemplos de sucesso, oficinas e espaços temáticos, o Inova Summit 2022 terá uma estrutura com 3 Arenas com temas nas áreas de Marketing e Vendas, Investimentos, Gestão, Mulheres nos Negócios, Games, ESG e Inovação, bate-papo com muitos cases cearenses e Hack Summit – 48 horas de Hackathon com direito a premiações. Além de investidores, empresários da indústria, serviços, comércio, agronegócio e turismo, e a possibilidade de troca de experiências e de informação, além de palestras com os maiores indutores de desenvolvimento da área digital.


O evento conta ainda com palestras com os maiores indutores de desenvolvimento da área digital como Dennis Wang, Roni Bueno, Theo Orosco e João Kepler. Gratuito, o Summit 2022 acontece no Centro de Eventos do Ceará, das 14h às 22 horas. Uma oportunidade para se conectar com as tendências do mercado e ter acesso a conteúdos, informações e soluções inovadoras para o seu negócio. Para participar basta se inscrever: clique aqui!

SERVIÇO:
Inova Summit 2022
Data: dias 4 e 5 de outubro
Local: Centro de Eventos do Ceará
Horário: das 13 às 21 horas
Inscrições: https://inovasummit.gupe.com.br/usuario/index 
MAIS INFORMAÇÕES: https://inovasummitnegocios.com.br/

Notícias Relacionadas