Posts

O que as tecnologias emergentes podem fazer por sua pequena empresa

Curso gratuito ensina como aplicá-las na realidade das pequenas empresas

17.04.24 - 08H28 Por camillalima
Curso gratuito ensina como aplicar tecnologias emergentes para os pequenos negócios. Foto: Antoni Shkraba/ Pexels

Por que, apesar de ser tão presente no nosso dia a dia, ainda é tão difícil fazer uso da tecnologia nos negócios? É o post que não engaja, é o produto que não vende, é o alcance que não amplia. São muitas as dificuldades que o pequeno empreendedor enfrenta na hora de dar conta das redes sociais, por exemplo. Mas você sabia que nem só de redes sociais vivem as tecnologias que são aplicáveis aos micro e pequenos negócios? Se você, que tem uma pequena empresa, quer conquistar um lugar ao sol na competitividade precisa estar de olho no universo das tecnologias emergentes. No curso gratuito “Tecnologias Emergentes: as ferramentas que estão revolucionando a gestão dos pequenos negócios”, você aprende a utilizar essas ferramentas na prática.

Tecnologias emergentes são inovações que, por mais que já estejam sendo utilizadas em certos setores, ainda não estão totalmente inseridas no dia a dia de toda a população, porém elas têm o potencial para transformar o mercado num futuro próximo. Inteligência Artificial, Realidade Virtual e Aumentada, Blockchain e até drones são exemplos de tecnologias emergentes que podem te ajudar no dia a dia da gestão do seu pequeno negócio.

E o que dizer do metaverso, uma extensão virtual de nossas vidas que permite vivenciar experiências imersivas em educação, treinamento e até mesmo compras, sem precisar sair de casa? É consenso que o metaverso ainda tem um grande potencial para ser explorado nas empresas e negócios comerciais. Vai sair na frente, certamente, quem entender e aplicar bem a tecnologia. Então, mesmo que uma determinada ferramenta ainda não possa ser utilizada no seu pequeno negócio, é bom sempre estar de olho e quando sua vez chegar, você não será pego de surpresa e nem vai precisar passar anos-luz para aprender a utilizar.

Só para você ter uma ideia, com a IA é possível automatizar tarefas repetitivas, personalizar a experiência do cliente, otimizar processos e ainda analisar dados de maneira mais assertiva. Provavelmente, você já faz uso de um chatbot que responde automaticamente suas mensagens via WhatsApp, com isso o tempo que você gastaria respondendo coisas básicas por lá, já pode ser gasto com algo mais criativo, por exemplo. Mas os benefícios não param por aí, por isso listamos 3 tecnologias emergentes pra te ajudar a entender como sua empresa pode adentrar este universo.

1 – Blockchain
Blockchain é uma ferramenta que se assemelha a um livro contábil digital, distribuído e imutável, gravado em diversos computadores de forma simultânea. É um recurso muito seguro e pode ser aplicado em muitas vertentes empresariais. Praticamente qualquer coisa de valor pode ser rastreada e negociada em uma rede blockchain. É uma tecnologia que armazena os dados em blocos de informações, que são conectados uns aos outros, formando uma corrente, o que explica o nome blockchain.
É considerado por alguns especialistas como a inovação tecnológica mais importante desde a criação da internet e que pode representar uma grande disrupção na economia global.

2 – Realidade aumentada
Por trazer novas experiências a quem a utiliza, a realidade aumentada é considerada uma das tecnologias emergentes mais promissoras. Ela aplica aspectos, sensações e facilidades do ambiente digital ao mundo físico, permitindo sobrepor elementos virtuais à nossa visão da realidade.


Para testar e entender melhor como funciona: O Google, por exemplo, possui uma função de realidade aumentada, na qual é possível visualizar alguns animais em 3D e no seu ambiente. O Google também tem oGoogle Arts & Culture, que permite visualizarcoleções de centros culturais do mundo todo.Outro recurso de realidade aumentada aparece no Maps. Quando você pesquisa um trajeto, você tem a opção de apontar a câmera do smartphone e projetar o caminho. É a opção Live View.


3 – Internet das Coisas (IoT)
Internet das coisas ou IoT (do inglêsinternet of things) é um conjunto de dispositivos, equipamentos e sensores de hardware inteligentes que coletam, armazenam, processam e compartilham informações em tempo real. Em uma empresa, é possível integrar canais de informação e coletar dados, permitindo que a organização monitore toda a jornada de compra do público, levantando o nível de interesse de clientes e visitantes. Os benefícios da IoT incluem automação superior que disponibiliza tempo e eficiência de recursos, além de tomada de decisões mais informadas, com base em maiores quantidades de dados e melhor visibilidade deles.

Quer entender melhor sobre tecnologias emergentes e o que elas podem fazer pelo seu micro ou pequeno negócio? Basta se inscrever no curso “Tecnologias Emergentes: as ferramentas que estão revolucionando a gestão dos pequenos negócios”. O curso traz toda a expertise de especialistas na área pra te ensinar, na prática, a utilizar importantes ferramentas que irão mudar a forma que sua empresa comunica, se relaciona e vende! 100% online e gratuito, o curso explora as últimas inovações e tendências que estão moldando o futuro da tecnologia com foco nos micro e pequenos negócios. O mundo está mudando e o seu negócio não pode ficar para trás. Clica aqui para se inscrever

Notícias Relacionadas