Movimento Empreender

Os impactos da covid-19 nas relações de trabalho

Levanta cedo, toma café da manhã, se arruma… e volta pro quarto. O lugar onde antes era sinônimo de descanso, pra muita gente tornou-se uma extensão do trabalho. No país, 46% das empresas adotaram o home-office durante o período de isolamento social. As restrições impostas pela pandemia modificou as relações e gerou novos comportamentos dentro de pequenas, médias e grandes empresas.

A comunicação foi uma dos primeiros setores afetados pelo novo regime de trabalho. Para a Presidente da Associação Cearense de Recursos Humanos, Janete Bezerra, o momento também serviu para trabalhar a empatia: “hoje, o gestor ao abordar alguém da sua equipe tem procurado olhar não apenas o lado funcional, mas também a questão humana de como este funcionário está trabalhando, em que condições, como está a saúde? A empatia ficou mais encorpada”, explica.

Como aporte para o modelo de trabalho, as tecnologias também foram mais acessadas. Viagens para reuniões foram trocadas pelas vídeo-chamadas e as demandas passaram a ser resolvidas à distância. Para dar conta do novo modelo, os gastos com os serviços de infraestrutura em nuvem no país aumentaram 34% no primeiro trimestre. De acordo com Janete, “ o home-office chegou e veio pra ficar. Aquelas [empresas] que não estão prontas hoje, uma hora vão entrar também”. Setores como os de serviço, áreas administrativas, corporativas devem seguir a tendência.

Até o modo de contratacão mudou. A área já vinha fazendo uso da inteligência artificial nas etapas seletivas e com a chegada da pandemia o processo passou a ser feito cem por cento remoto. Transformações que alteraram não só o funcionamento como também as relações de trabalho, a produtividade, os custos. Dentro deste novo panorama a dica da Presidente da Associação de Recursos Humanos é trabalhar naquilo que está indo bem e dá como exemplo a aceleração digital.

EMPREENDER 2020

Leia mais noticias sobre Empreendedorismo clicando aqui.
O projeto EMPREENDER 2020 traz um curso de extensão, totalmente gratuito, “Empreender em tempos de crise: Gestão e Liderança”, para quem deseja alavancar seu negócio ou para quem quer começar um novo negócio. Inscreva-se aqui .

Exit mobile version