Movimento Empreender

Quase 9 mil novas empresas são criadas em outubro no Ceará

Opening, Open, Store, Open Sign, Owner

As microempresas são responsáveis por mais de 99% dos novos registros

Mesmo em meio à pandemia, o Ceará manteve saldo positivo de 6.397 novos negócios no mês outubro, quando foram abertas 8.935 empresas e 2.538 foram fechadas. Os dados são do Mapa de Empresas, ferramenta digital do Ministério da Economia para acompanhamento dos registros empresariais  no país. 

Ainda de acordo com o Mapa, o tempo médio de abertura de empresas apresentou crescimento entre os meses de março e maio, demonstrando os impactos do isolamento social acarretado pelo COVID-19. Porém, constatou-se desde o mês de junho uma sensível queda nos tempos de análise no processo de abertura de empresas, tanto na viabilidade quanto no registro, “o que demonstra o empenho das administrações públicas envolvidas no processo em prol da digitalização dos procedimentos necessários para a abertura de negócios no país, evitando-se deslocamentos por parte do empreendedores e respostas mais ágeis para que o usuário tenha seu negócio formalizado e possa exercer suas atividades econômicas”, pontua o Ministério da Economia. Ainda no âmbito da simplificação dos processos, a ferramenta revela que o tempo médio de abertura de empresa no Ceará é de 3 dias e 19 horas. 

“Os dados do Mapa ilustram um crescimento constante no número de empresas abertas no segundo quadrimestre, com os dados de 2020 mantendo-se acima da marca de 1 milhão de empresas e registrando um recorde histórico para o período, o que demonstra a reação da economia brasileira em face da pandemia do COVID-19”, informou o Ministério da Economia. 

Microempresas

Os novos Cadastros Nacionais da Pessoa Jurídica (CNPJs) correspondem essencialmente a microempresas. Essa categoria é responsável por 99,71% das empresas abertas, sendo 7.052 de Microempreendedores Individuais (MEI).

Segundo o Mapa de Empresas, entre os negócios abertos no Estado em outubro, as atividades com mais registros foram comércio varejista de vestuário e acessórios (660), seguido pelo de promoção de vendas (386) e pelo comércio varejista em geral, com predominância de produtos alimentícios (342), além de restaurantes e similares (324) e cabeleireiros e manicures (304). 

Participe do curso GRATUITO Empreender

O projeto EMPREENDER 2020 traz um curso de extensão, totalmente gratuito, para quem deseja alavancar seu negócio ou iniciar na arte de empreender. Com o tema “Empreender em tempos de crise: Gestão e Liderança”, o curso tem certificação pela UECE e formato de Ensino à Distância (EAD). Inscreva-se aqui  

Exit mobile version