Troféu Empreender 2024: Lana Siganna é destaque com bolsas vibrantes e únicas
Por trás do sucesso, está a trajetória inspiradora de Silvaneide Alves, que transformou um sonho compartilhado com a irmã em um negócio promissor

O colorido e a originalidade são marcas registradas das bolsas e acessórios da marca Lana Siganna, ganhadora do Troféu Empreender 2024. Nascida da paixão por moda e do desejo de oferecer produtos que unissem qualidade, estilo e acessibilidade, a loja é exemplo de como a perseverança, o trabalho duro e a capacitação podem trazer bons resultados.
“Comecei como um pequeno projeto, onde sonhei em criar peças que refletissem a personalidade e a individualidade de cada cliente, com um olhar atento às tendências e uma forte inspiração nas culturas locais. A Lana Siganna surgiu como uma resposta à necessidade de oferecer produtos que combinassem qualidade, estilo e originalidade”, descreve Silvaneide Alves, fundadora da marca.
Vinda de uma família de artesãs, a empreendedora cresceu rodeada do ofício de bordado. Trabalhando à mão, Silvaneide bordava pedrarias em vestidos de festa, e logo passou a dominar a atividade. Ao lado da irmã, Lana, montou o primeiro ateliê, ainda na casa da mãe.
“Ela bordava para várias empresas de Fortaleza e eu trabalhava só para as pessoas que queriam vestido de 15 anos, coisas mais elaboradas. Ficamos trabalhando juntas uns 3 a 4 anos. Então, ela foi ter neném e teve eclâmpsia. Faleceu ela e o bebê. Naquele momento, o sonho acabou, e eu vivi só para os filhos dela, um menino de 9 e uma menina de 14 anos”, relembra.
Apesar das dificuldades, Silvaneide nunca esqueceu o sonho de empreender. Após anos de um emprego formal na indústria têxtil e com os sobrinhos já bem encaminhados na vida, era hora dela olhar para si.
“A vontade de realizar o desejo dela nunca me abandonou. Então, eu decidi voltar, mas com uma nova visão de mercado. Ingressei na faculdade de moda e design, me encantei pelo universo das bolsas e passei a investir nelas. Fui fazer cursos de capacitação na parte administrativa, coloquei a loja online e comecei a vender dentro da própria faculdade. Saí da fábrica onde eu estava para poder tocar a loja. As minhas bolsas desfilaram no Dragão Fashion. Eu comecei a produzir e a trabalhar na minha marca e conheci feiras grandes”, relata Silvaneide.
Para a empreendedora, 2024 foi marcado pela ascensão da marca. Com autonomia financeira e grandes sonhos, o objetivo de Silvaneide é seguir expandindo para além das fronteiras cearenses, apostando sempre num bom planejamento administrativo.
Sobre o Troféu Empreender 2024
O Troféu Empreender é uma iniciativa do Grupo de Comunicação O POVO que destaca micro e pequenas empresas e empreendedores individuais nas categorias Pequena Empresa, Microempresa e Microempreendedores Individuais (MEIs).
Na edição 2024, a premiação contemplou também startups que fizeram a diferença na categoria Tecnologia, além de homenagear o Empreendedor do Ano e o Empreendedor Social.
As indicações são feitas por instituições convidadas e comprometidas com o desenvolvimento dos pequenos negócios. São elas: Banco do Nordeste do Brasil, Instituto Centec, Instituto Euvaldo Lodi, Federação das Micro e Pequenas Empresas do Ceará, Iracema Digital, Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Fortaleza e Sebrae.
Lana Siganna
Instagram: @lanasiganna