Movimento Empreender

Vale a pena abrir ou ampliar o meu negócio?

Desenvolver um bom plano requer tempo, dedicação e muita pesquisa/ Foto: Fauxels

Vale a pena abrir, manter ou ampliar o meu negócio? Essa é a pergunta que muita gente se faz quando pensa em tirar sua ideia de negócio do papel. Ou quando que percebe que chegou a hora de crescer. Podemos resumir a resposta a essa pergunta em uma palavra simples: PLANEJAMENTO. E é justamente para isso que existe um passo fundamental para quem quer empreender – fazer um bom plano de negócios. E isso vale também para as

suas redes, aqui falamos sobre como desenvolver um bom plano para o seu digital.

Quanto mais você conhecer sobre o mercado e sobre o ramo no qual pretende atuar, mais bem feito será o seu plano, afinal, as informações são a matéria-prima de qualquer plano de negócios. Portanto, pesquise e procure conhecer tudo sobre a área em que deseja atuar ou na qual já empreende. Para isso, vale lançar mão de todo o material possível – revistas, livros, sites, jornais. Quanto mais detalhado e centrado em pesquisas consistentes ele for, melhores serão os seus resultados. Lembrando que, como o mercado está em constante movimento, ele precisa estar sempre atualizado para acompanhar as novas tendências. Assim, você poderá sempre consulta-lo quando for preciso.

O plano de negócios é o instrumento ideal para traçar um retrato do mercado, do produto e das atitudes do empreendedor. É por meio dele que você terá informações detalhadas do seu ramo, produtos e serviços, clientes, concorrentes, fornecedores e, principalmente, pontos fortes e fracos do negócio, contribuindo para a identificação da viabilidade de sua ideia e da gestão da empresa.

O documento descreve os objetivos de um negócio. Ele permite identificar e restringir seus erros no papel, ao invés de cometê-los no mercado. Mas é importante lembrar que esse planejamento não elimina os riscos, mas evita que erros sejam cometidos por falta de análise, diminuindo as incertezas do negócio.

O documento serve para organizar suas ideias ao iniciar um empreendimento, orienta a expansão de empresas já existentes, apoia a administração do negócio, seja em números, seja em estratégias, facilita a comunicação – entre sócios, funcionários, clientes, investidores, fornecedores e parceiros – e ainda é eficiente para captar recursos, sejam financeiros, humanos ou parcerias.

Ao descrever o plano, faça um breve relato com suas principais características, esse é um bom começo para você visualizar seu plano. Não esqueça de mencionar:
– o que é o negócio
– quais os principais produtos e/ou serviços
– quem serão seus principais clientes
– onde se localizada a empresa (caso você esteja tirando sua ideia do papel)
– qual o capital investido
– qual será o faturamento mensal
– que lucro espera obter do negócio
– enquanto tempo espera que o capital investido retorne

O próximo passo é análise de mercado. Neste ponto é importante agrupar os segmentos. Para isso você vai responder as seguintes perguntas: Quem está comprando? O que está comprando? Porque está comprando? É preciso delinear também os hábitos de compra, renda, nível cultural, onde mora e estilo de vida. Se o cliente for uma empresa, como e quem decide as compras? Este conhecimento irá definir os canais de distribuição, ações promocionais, planos de comunicação, além da política de preços.

A concorrência deve será avaliada em relação a sua posição de mercado: você conhece os produtos e serviços dos concorrentes, suas características, benefícios e preços? Como vendem? Por que os clientes compram dos concorrentes e por que deixam de comprar? Sim, tudo isso – e muito mais! – deve ser levado em consideração no seu plano. Elaborá-lo pode não ser uma tarefa muito fácil, mas certamente o sacrifício valerá à pena.

Aqui listamos só o comecinho desse processo para você entrar de cabeça nessa missão. E aqui você encontra ainda um manual completo desenvolvido pelo Sebrae com o passo a passo para você elaborar seu Plano de Negócios do início ao fim. Mas lembre-se, o primeiro passo é a pesquisa e o Movimento Empreender desenvolve diariamente uma série de conteúdos que certamente ajudarão você nessa jornada. Acesse o site e comece hoje! 

Exit mobile version