Posts

3 ferramentas incríveis para o seu pequeno negócio crescer de forma consistente

Implantando sistemas digitais para a resolução de problemas

09.11.21 - 10H00 Por camillalima
A boa notícia é que hoje já existe uma infinidade dessas ferramentas, que podem ser utilizadas inclusive de forma gratuita(foto: Pollyana Ventura ) 

Gerenciar o relacionamento com os clientes não é uma tarefa fácil, especialmente quando a quantidade desses clientes vai aumentando ao longo do tempo. Isso, claro, é um ótimo sinal para os negócios, mas é preciso dar conta da demanda. Hoje, graças à tecnologia, esse processo pode ser facilitado por meio de algumas ferramentas como o CRM. Com esses sistemas, você consegue acompanhar datas de aniversário, mandar novidades e oferecer um atendimento mais humanizado e personalizado, o que faz toda a diferença na hora de fidelizar aquele cliente.

CRM, do inglês, Customer Relationship Management. É basicamente fazer a Gestão de Relacionamento com o Cliente. A boa notícia é que hoje já existe uma infinidade dessas ferramentas, que podem ser utilizadas inclusive de forma gratuita. Mailchimp, Hubspot CRM e Jotform são algumas delas e que vão dar aquela agilizada no seu one-to-one. “O CRM é utilizado para coletar os dados dos clientes, armazená-los e facilitar o cruzamento desses dados”, como explica o professor de TI e cientista de dados, Régis Pires. 

Os sistemas de CRM permitem que as empresas possam crescer de forma consistente, já que conseguem organizar e automatizar a comunicação com os clientes. “Os CRMs organizam com eficácia as informações de contato, empresa e oportunidade de vendas, bem como toda interação que ocorre por meio de diversos canais de comunicação com o cliente, incluindo seu site, e-mail, chamadas telefônicas, mídia social e outros canais”, aponta Régis. É mais crítico do que nunca para as equipes de marketing e vendas funcionarem como uma unidade coesa, e os sistemas de CRM são uma solução para ajudar as organizações em crescimento a atingir esse objetivo.

Mailchimp é uma plataforma de marketing completa e integrada para apoiar expansão do negócio de pequenas empresas. Permite configurar layouts de emails, segmentar listas de contatos, automatizar envios, criação de landing pages, relatórios e muito mais. Mais recentemente passou a integrar-se também com outros serviços como Instagram e Facebook.Possui planos com opções gratuitas e pagas. O preço varia conforme o limite de contatos, de envios por mês e as funcionalidades disponíveis. No plano gratuito, você pode ter até 2.000 contatos e enviar até 10.000 e-mails por mês com limite de 2.000 por dia. 

Hubspot CRM é um sistema gratuito, que permite adaptar as etapas de vendas ao cliente, integrar marketing e vendas em um único lugar, além de gerar uma experiência única e personalizada ao longo dos passos da venda. Com designer totalmente intuitivo, é super simples utilizar essa plataforma, que pode incluir, alterar e gerenciar contatos ilimitados. 

E por último, mas não menos importante, o Jotform, que é uma ferramenta para construção de formulários online,havendo a possibilidade de preenchimento offline para posterior sincronização, quando houver conexão com a internet. A criação de formulários é simples, bastando para isso arrastar e soltar objetos de formulário. Nesta plataforma há diferentes planos de assinatura, com um plano básico gratuito e sem vencimento para quem quiser experimentar suas inúmeras vantagens. Nesta live do Movimento Empreender, você confere ainda outras dicas de ferramentas digitais para resolução de problemas. 

Curso gratuito

Mas quer aprender como utilizá-las na prática? Todos este conteúdo está presente no módulo 11, do curso Transformação Digital para Micro e Pequenas Empresas. E sabe o melhor, o curso é gratuito e recheado de conteúdos para você aplicar no dia a dia do seu negócio e alcançar outro patamar no digital.

Em formato de ensino à distância (EAD), o curso, idealizado pela Fundação Demócrito Rocha, com o apoio da Universidade Federal do Ceará, tem como objetivo promover o debate, a qualificação e o aperfeiçoamento de profissionais, empreendedores e pequenas empresas que querem desenvolver novos negócios ou incorporar as soluções digitais nas estratégia do seu negócio. Clique AQUI para se inscrever


Para acompanhar tudo sobre o universo do empreendedorismo acesse MOVIMENTO EMPREENDER e tenha acesso a um universo de possibilidades.

Notícias Relacionadas