Posts

Educação financeira com Nath Finanças

Responsável por apresentar o mundo das finanças de forma didática e descomplicada para milhares de brasileiros, a empresária Nathália Rodrigues é hoje uma das maiores influenciadoras sobre o assunto

08.07.22 - 12H00 Por camillalima
Em menos de quatro anos, Nathália Rodrigues viu sua plataforma de conteúdos educativos sobre finanças crescer e se destacar nacionalmente/ Foto: Pedro Campos

Foi em meados de 2018, quando ainda cursava a faculdade de Administração de Empresas, que a fluminense Nathália Rodrigues, hoje com 23 anos, começou a se interessar por finanças pessoais. Percebendo que o assunto, apesar de essencial, não era discutido de forma acessível na internet – especialmente para famílias de baixa renda -, decidiu criar o próprio canal sobre o tema no YouTube. Lá, compartilhava os vídeos gravados com um celular simples e editados precariamente, geralmente a noite ou na madrugada, após um dia cheio. Assim foi desenvolvendo todo um conteúdo sobre educação financeira com Nath Finanças.

“Eu trabalhava longe de casa, saía do trabalho para a faculdade e quando chegava, ia editar e fazer tudo sozinha. Tinha dia que eu chorava e achava que não ia conseguir entregar o vídeo da semana”, lembra. Assim, com muita dedicação e apoio dos seguidores nas redes sociais, nasceu a Nath Finanças, apelido que virou não só praticamente a nova “identidade” de Nathália, mas também o nome de uma plataforma que hoje alcança e beneficia milhares de brasileiros.

Em pouco mais de três anos, a empresa passou de uma pessoa “faz-tudo” para uma equipe com mais de dez colaboradores, e saiu do financiamento coletivo para um fenômeno que atrai diversas marcas em busca de campanhas publicitárias – fechadas apenas quando fazem sentido para o propósito do negócio, reforça Nath. Para a administradora, a linguagem simples utilizada para repassar os conteúdos nos vídeos, todos focados em educação e emancipação financeira, foi o diferencial que fez a empresa crescer e se destacar.

“Já existiam pessoas falando de finanças, mas não era acessível, não era para uma pessoa que começou em um ponto de partida de baixa renda e está crescendo, comprando suas coisas aos poucos”, conta. A empresária destaca que o tema ganhou ainda mais relevância com a chegada da pandemia. “Ainda mais para a mulher chefe de família, para quem não tem uma renda alta”, pontua.

Atualmente, o canal já conta com mais de 230 vídeos, e os materiais produzidos por Nathália e seu time não estão mais só no YouTube, mas também no Twitter (rede na qual ela sempre foi usuária assídua), no Instagram, no TikTok, no LinkedIn e no Spotify, através do podcast “Boletos Pagos”. Além dos vídeos, há guias, planilhas e outros documentos gratuitos para auxiliar quem quer se organizar – e não só para pagar as contas, lembra Nath, mas também para estabelecer metas e realizar sonhos, algo que considera essencial a ser considerado, independente da renda.

Além das dicas de “finanças reais para pessoas reais”, focadas na gestão financeira do dia a dia, Nath também ajuda micro e pequenos empreendedores a entender assuntos como fluxo de caixa, precificação, emissão de nota fiscal e requisitos para ser MEI em seus conteúdos. A administradora ressalta que a educação financeira está intimamente ligada ao sucesso dos negócios, e que o empreendedorismo muitas vezes surge a partir de uma necessidade – por isso, estar atento às finanças é ainda mais importante.

“Mais do que nunca, o brasileiro começa a empreender não porque há uma paixão, e sim por necessidade. Isso ocorre principalmente com as mulheres, que às vezes não têm acesso ou não são contratadas porque as empresas não querem contratar mães, por exemplo, aí elas criam pequenos negócios”, explica. Estudar sobre finanças se torna, portanto, a chave para que aquela pessoa ou família obtenha sucesso pessoal e profissional.

Outra questão importante, segundo a empresária, é lembrar que economia e política estão conectadas, como no caso das decisões políticas que impactam a inflação e, consequentemente, o preço dos produtos. “Principalmente nesse ano de eleição, precisamos normalizar a conversa sobre dinheiro”, declara.

Humanizar as finanças para mudar a relação com o dinheiro

Um ponto defendido por Nathália em relação à educação financeira é o estímulo ao pensamento crítico sobre finanças desde cedo. Para ela, os pequenos já convivem com dinheiro ao observar o dia a dia da família, e têm total condição de obter aprendizados relevantes que levarão para toda a vida. “É preciso investir em formas legais de levar a educação financeira para o dia a dia das crianças e adolescentes, porque muitas vezes nós só aprendemos sobre finanças adultos, quando já estamos endividados”, completa.

Pensando na emancipação financeira das novas gerações, Nath aos poucos tem tirado do papel um projeto muito sonhado e que ainda está sendo concluído: um conjunto de ações educativas voltadas para crianças e adolescentes, novo produto da empresa que será lançado ainda este ano.

E, inspirada pelos grupos de estudos online “Nath Estudanças” e pelas palestras que dá em escolas públicas e faculdades, com foco em quem está começando a ter uma vida financeira ativa, ela já pensa em passos ainda mais largos – afinal, como sempre diz, é necessário estabelecer metas e sonhos. “Com a pandemia, ficamos muito tempo online, e agora estamos buscando o presencial, com foco na conexão com as pessoas. Daqui a alguns anos, quero criar o Instituto Nath Finanças, para continuar humanizando a conversa sobre educação financeira”.

Como aprender sobre finanças?

Antes de procurar fórmulas prontas, busque entender um pouco mais sobre quais são as prioridades da sua vida financeira, incluindo metas e sonhos. Trace os objetivos: você quer viajar? Juntar dinheiro para comprar uma casa própria ou um carro? Escreva todos em um papel e divida-os entre metas de curto, médio e longo prazo, sugere Nath. A administradora também afirma que é importante definir um tempo para cada objetivo (5, 10, 20 anos).

Depois, comece a pesquisar e estudar sobre educação financeira e investimentos. Além de órgãos confiáveis que disponibilizam cursos básicos gratuitamente, como o Banco Central do Brasil e a Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais (Anbima), Nath recomenda o conteúdo de criadores de confiança, como o NoFront – Empoderamento Financeiro e As Investidoras. A empresária também tem playlists temáticas em seu próprio canal, que podem ser acessadas conforme a necessidade do espectador.

Movimento Empreender – A hora é agora!

Quer mais dicas descomplicadas para aplicar no seu negócio hoje? Então acesse movimentoempreender.com e acompanhe conteúdos incríveis adaptados à realidade dos micro e pequenos negócios.  

Notícias Relacionadas