Posts

O bom planejamento é aquele que funciona

60% das empresas não batem metas de vendas por falta de planejamento estratégico. Saiba como montar o plano estratégico ideal para sua empresa e para as suas redes.

27.10.22 - 09H24 Por camillalima
O bom planejamento vai te ajudar a bater metas / Foto: Alena Shekhovtcova

Você sabia que 60% das empresas não batem meta de vendas por falta de planejamento estratégico? É o que revela uma recente pesquisa da RD Station. O estudo aponta ainda que 54% delas não utilizam ferramentas para gerenciar o relacionamento com o cliente e fazer gestão do time de vendas. Mas o bom planejamento estratégico é aquele que funciona. A boa notícia é que existem várias ferramentas gratuitas que podem te ajudar nessa missão.

Mas nem sempre é fácil operacionalizar um planejamento, tanto que o 60% das empresas não bateram suas metas de vendas em 2021. Lógico que o cenário pandêmico alterou as dinâmicas, mas o planejamento precisa se antecipar, inclusive, às crises. Mas afinal, basta só colocar umas metas no papel? Por onde começar? O que, exatamente, é um plano estratégico?

“Na hora que você estrutura, que você coloca um prazo, determina um período de tempo, está com suas metas bem definidas, sabe quais são os objetivos que você quer alcançar dentro daquele prazo, tudo isso pode ser caracterizado como sendo um planejamento estratégico”, explica a economista e especialista em RH, Flávia Chagas.

“É você saber o teu objetivo. Você vê onde você estar, e tudo o que tem nesse meio – como que eu vou sair de onde eu estou até eu atingir o meu objetivo. Esse meio aqui – entre o objetivo e onde você está – , é o teu planejamento estratégico. Então são todas as tuas ações e tudo o que você vai fazer para chegar nesse objetivo”, define Jéssica Rua, especialista em marketing digital.

O consultor de marketing e omnichannel, W. Gabriel, salienta que o planejamento é uma rota, que considera, com antecedência, cenários diversos: “O planejamento é como se fosse o Waze. Você vai colocar no Waze para onde você quer ir e o Waze vai te dar ali um caminho. Mas pode ser que uma rua esteja interditada e o mapa demore a reposicionar a rota, e você tem que tomar uma decisão. Às vezes o Waze vai te mandar pra um local que você sabe que aquele lugar não é tão legal de andar, então você vai ter que tomar a decisão de mudar a rota. O planejamento estratégico é o Waze, você tem que delimitar pra onde você quer ir, só que no meio desse caminho você vai ter que tomar algumas decisões, porque pode ser que a conjuntura mude, que a economia mude, que o concorrente mude, e aí você tem que tomar decisões rápidas ali, mas você tem que saber pra onde é que você vai”.

O consultor reforça ainda que além de saber a rota, o planejamento vai te dar outros subsídios importantes: quanto você vai gastar nesse percurso? O que você quer indo para esse lugar? Quais são os valores? Qual visão de futuro e missão do negócio, com que velocidade você quer atingir o seu objetivo? Prefere ir mais rápido ou com mais segurança? Tudo isso é possível antever graças ao planejamento.

“O planejamento estratégico faz com que você analise o mercado, como é que está o consumidor, se as pessoas estão ou não comprando, qual o comportamento delas. E você tem que olhar pra si – qual é a sua missão? A missão de vida da sua empresa, qual é a visão, pra onde é você está olhando no futuro, em 1 ano, 2 anos, 5 anos, e a partir disso aí sim você vai trabalhar o plano de ação. Então qual que é a importância de um bom planejamento estratégico? Se sentir minimamente seguro”, reforça W. Gabriel.

Por isso, o Movimento Empreender montou um time de peso para a live desta semana para ajudar você fugir dessa estatística, o nosso intuito é bater a sua meta com a live “O bom planejamento estratégico é aquele que funciona”. Flávia chagas é economista e especialista em administração de RH, Jéssica Rua é especialista em marketing digital e W. Gabriel é consultor em marketing e omnichannel. Além de falar sobre o tema, trouxemos ainda ferramentas práticas para você começar o seu planejamento hoje! SWOT, PDCA, 5W2H, metas smarts e muito mais! Acessa aqui e confira a live completa. 

Movimento Empreender – A hora é agora!
Quer mais dicas descomplicadas para aplicar no seu negócio hoje? Então acesse movimentoempreender.com e acompanhe conteúdos incríveis adaptados à realidade dos micro e pequenos negócios.

Ebook gratuito
Garanta já seu ebook completo sobre Gestão Financeira, para te ajudar a administrar seu negócio com a expertise de profissionais. Volta pro início do site, clica no botãozinho e garanta o seu!

Notícias Relacionadas