Posts

Sua empresa na boca e na cabeça do público

Infotenimento como estratégia para atrair e conquistar clientes

17.01.24 - 09H10 Por camillalima
Chamou a atenção, isso por si só também não basta. É preciso envolver seu público/ Foto: Pexels

“Compre baton”, “compre baton”, “cooooompre baton”. Não, isto não se trata de uma publicidade gratuita de chocolate. Mas a referência à icônica propaganda que hipnotizou muita gente nos anos 90, é para lembrar que nas redes sociais antes da venda é preciso captar a atenção. Não basta postar a foto do produto e achar que o trabalho acabou – e depois ainda reclamar que a postagem flopou.

É preciso engajar e esta palavrinha assusta muita gente, por isso é justamente aqui onde muitos empreendedores pecam por não saber como trazer esse elemento do hipnotismo, da atração. Na propaganda, por exemplo, é trabalhado o conceito do absurdo, como uma criança tenta hipnotizar o adulto para comprar sua guloseima favorita? A ideia era gerar um certo estranhamento para fazer a pessoa não mudar de canal e prestar atenção naquela cena.

Não sei se você já reparou, mas muitas postagens nas redes sociais utilizam este mesmo elemento. Uma capa estranha, uma pessoa fazendo uma careta, uma manchete explosivamente chamativa. Explore o elemento absurdo na sua capa ou nos primeiros segundos do seu reels, por exemplo. Certamente vai captar a atenção do seu público.

Chamou a atenção, isso por si só também não basta. É preciso envolver seu público. A propaganda do Baton poderia muito bem ser sobre o produto, falando o quanto ele é bom, delicioso, macio. Mas não, ela primeiro trouxe entretenimento antes de pedir para você comprar. As pessoas não entram nas redes sociais atrás de adquirir algo da sua empresa. É por isso que você precisa entreter e informar antes de tentar vender. Mas sempre com o pé no INFOTENIMENTO, ou seja, misturar informação com entretenimento.

Quando você entra numa rede social, na esmagadora maioria das vezes, é atrás de desopilar, ver algo engraçado e até fútil. Explorar esses elementos na postagem do seu negócio também funciona como elemento de atração. Paulo Cuenca, especialista em conteúdos para a web, faz isso muito bem. De acordo com ele, o conteúdo superficial é o único jeito de crescer no Instagram, por exemplo. Mas ele lembra ainda que “conteúdo superficial não é a foto de biquíni, não é fofoca de celebridade e, principalmente, não é aquele que não passa credibilidade”.

Conteúdo superficial é INFOTENIMENTO. Conteúdo superficial não é falar difícil, mas é aquele conteúdo rápido, raso e resolutivo. E você acerta quando compartilha uma informação útil de forma leve e divertida. É preciso ser superficial nos primeiros contatos, conquistar a confiança, ganhar autoridade para só então aprofundar assuntos. Segundo Sergio Esteves, gerente da marca Guaraná Antarctica, em entrevista ao Mundo do Marketing, “É importante popularizar a marca e deixá-la mais próxima das pessoas. Ao contar parte de sua história, a marca ganha diferenciação e aproximação”. É justamente essa aproximação com o público, através da diversão, que pode ser útil para gerar engajamento em sua marca.

Mas aqui é preciso atenção para se conectar com o que o seu público se identifica. A melhor forma de utilizar o infotenimento é pesquisar e mapear como o público percebe e reage a esse tipo de entretenimento. Faça postagens-teste e veja como é a recepção. Assim você vai mapeando o que funciona para o consumidor e potenciais clientes da sua marca.

 Movimento Empreender – A hora é agora!
Quer mais dicas descomplicadas para aplicar no seu negócio? Então acesse movimentoempreender.com e acompanhe conteúdos incríveis adaptados à realidade dos micro e pequenos negócios.

Notícias Relacionadas