Posts

Entrando na dança: Tik Tok para os pequenos negócios

A plataforma que vem fazendo sucesso entre as grandes empresas também é opção para empreendedores?

23.09.21 - 09H00 Por camillalima
“É um conteúdo fácil de fazer em casa, rápido, direto e divertido, por isso caiu no gosto dos brasileiros”(foto: Getty Images)

Com quase 1 bilhão de usuários ativos no mundo, o Tik Tok é um fenômeno. Conhecido como uma plataforma de vídeos curtos, o aplicativo recentemente superou o YouTube em número de visualizações nos Estados Unidos e Reino Unido.

Segundo a especialista em influência digital e estrategista em mídias digitais, Aline Bak, uma das razões do sucesso do aplicativo chinês se dá pela sua evolução constante desde a sua criação, em 2014, quando ainda se chamava Musical.ly. “Em 2018 que passamos a conhecê-lo pelo seu nome atual, quando a empresa ByteDance comprou a plataforma; desde então, o crescimento do Tik Tok vem revolucionando a forma de se consumir conteúdo online”, explica Aline.

A especialista lembra que o Tik Tok é hoje o aplicativo mais baixado do mundo. E acrescenta que em 2020, o faturamento da empresa mais que dobrou, chegando a 34,2 bilhões de dólares. “O Tik Tok definitivamente mostrou para o que veio, não é modinha; ele chegou para ficar”, afirma.

Não é a toa que, de uns uns tempos pra cá, temos sido bombardeados por dancinhas virais, invadindo, inclusive, a plataforma concorrente, fazendo a mesma adotar novas estratégias para não ficar pra trás nas tendências. “E esse sucesso do Tik Tok provocou alterações nas outras mídias sociais, que acordaram para a grande tendência dos vídeos curtos. Incomodados com o sucesso do Tik Tok, o Instagram lançou o Reels e o Youtube, o Shorts”, lembra. 

E a moda pegou, tanto que empresas em todo o planeta também vem galgando seu espacinho por lá. Mas será que a presença no aplicativo vale também para micro e pequenos negócios? Para a professora do curso de Sistemas e Mídias Digitais (UFC) e conteudista do curso “Transformação Digital para Micro e Pequenas Empresas”, Georgia Cruz, sim:

“Ter presença nessa rede vai se tornando cada vez mais importante por que o público está muito mais ativo no aplicativo e disposto a consumir produtos por mais tempo, a interagir com criadores e marcas, compartilhar conteúdo”, explica.

Georgia alerta, porém, que não basta fazer dancinha: “A primeira coisa é conhecer o funcionamento dessa rede e os tipos de conteúdo que fazem sentido para o público que você quer alcançar. Produzir conteúdos que sejam mais criativos, compartilháveis e que gerem interesse nas pessoas. É a partir desse interesse que você vai poder gerar engajamento, atrair o público e conseguir ter mais sucesso. Comece seguindo uma tendência da rede e vá encontrando sua identidade”, orienta. 

Dicas das especialistas:

Para empresas e criadores de conteúdo que almejam começar a monetizar, Bak reforça que o Tik Tok é hoje uma rede cheia de oportunidades. “Como toda plataforma, ela atrai no início um público mais jovem e depois vai amadurecendo e atingindo perfis de pessoas mais velhas”.

Além disso, ela explica que o engajamento na plataforma chinesa é muito mais eficiente do que em outras plataformas, por exemplo. “A quantidade de entregas do Tik Tok supera em quatro vezes a do Instagram”, afirma. “Com isso, o criador de conteúdo consegue impactar muito mais gente e atrair seguidores com mais facilidade para seus vídeos”.

Sobre os conteúdos mais assertivos para atrair seguidores: “música, humor, beleza e culinária são carros-chefes do Tik Tok”.

Utilize as hashtags do momento. Sempre preste atenção nas tendências que estão rolando na plataforma. “Fique de olho nos trends para descobrir as hashtags que estão em evidência e adapte seu conteúdo de acordo com o que está acontecendo. Fazendo isso suas chances de viralizar seus vídeos serão maiores”, explica Aline.

1 – Poste nos melhores horáriosAo transformar sua conta para o modo Pro do Tik Tok, algumas métricas vão aparecer. “Assim, você saberá em que parte do dia seus seguidores se conectam mais, podendo postar esses horários”, indica.

2 – Escolha conteúdos que te conectem com seu público-alvo. “Quando for postar vídeos no Tik Tok, pense qual tipo de conteúdo faz mais sentido para você e seus seguidores”, explica Aline “É válido ressaltar que eles precisam ser leves e divertidos”.

3 – Não esqueça de participar dos challenges, os chamados desafios doTik Tok. “Essa estratégia vai ajudar muito viralizar suas postagens já que você estará criando conteúdos com assuntos do momento, que estão na moda”, recomenda Aline. “Esses conteúdos são tendências fortes, por isso são bastante midiáticos”, explica.

4 –Tenha consistência e constância. O algoritmo do Tik Tok leva em consideração sua relevância, a partir de sua frequência de postagens na plataforma. “Por isso, é fundamental manter um ritmo constante de postagens em sua conta”, ensina Bak.

5 – Utilize as músicas“Como foi dito anteriormente, o Tik Tok é um aplicativo musical, portanto, é interessante sempre ficar de olho nas canções do momento para inseri-las em seus conteúdos”, enfatiza a especialista.

“Divirta-se e construa um relacionamento autêntico com seu público, entendendo o que é interessante de fato para ele”, orienta Georgia, que também manda mais dicas:

1 – Antes de sair fazendo dancinhas, conheça como o tik tok funciona.

2 – Saiba com qual público você está conversando por lá.

3 – Pesquise hashtags do seu seguimento, porque o conteúdo por lá é agrupado por elas.

4 – Crie sua hashtag e divulgue com seu público. Isso vai ajudar as pessoa a encontrar sua marca.

5 – Fique atento às tendências que estão sendo impulsionadas pelo aplicativo e embarque apenas nas que fazem sentido para o seu negócio.

6 – Planeje seus conteúdos e teste o que funciona melhor!

Quer ficar ainda mais por dentro deste universo? Inscreva-se agora no curso GRATUITO “Transformação Digital para Micro e Pequenos Empreendedores” e dê um salto de qualidade também no digital. O curso, idealizado pela Fundação Demócrito Rocha, com o apoio da Universidade Federal do Ceará, tem como objetivo promover o debate, a qualificação e o aperfeiçoamento de profissionais, empreendedores e pequenas empresas que querem desenvolver novos negócios ou incorporar as soluções digitais nas estratégia do seu negócio. 

Notícias Relacionadas